Verrugas o que são e como tratar

Verrugas o que são e como tratar

Aprenda tudo sobre verrugas, o que são e como tratar. Essas elevações na pele, comuns e visíveis, costumam deixar muitas pessoas constrangidas, mas elas…

Por Isabella Moretti em 24/01/2015

Aprenda tudo sobre verrugas, o que são e como tratar. Essas elevações na pele, comuns e visíveis, costumam deixar muitas pessoas constrangidas, mas elas podem ser tratadas e acabar desaparecendo com o tempo.

Verrugas o que são e como tratar. (Foto: Divulgação)

Existem diversos tipos de verrugas. Algumas são bem sutis e acabam desaparecendo com o tempo. Outras são maiores e exigem mais atenção, pois podem sinalizar algum problema de saúde.

Veja também: Como acabar com as verrugas

Verrugas o que são e como tratar

É importante que você saiba mais detalhes sobre o surgimento das verrugas, o que são e como tratar. Com essas informações, é possível encarar o problema de forma diferente, entender as causas e aplicar soluções caseiras de maneira prudente.

As verrugas são elevações de pele. (Foto: Divulgação)

O que são as verrugas?

A verruga pode ser definida como um pequeno crescimento de pele não doloroso. Ela quase sempre é inofensiva e pode sumir sozinha com o tempo. Existem muitos tipos de verrugas, que se distinguem com relação ao tamanho e ao formato.

O aparecimento das verrugas acontece por diferentes razões. Elas podem surgir por causa do vírus HPV (Papiloma Vírus Humano) e também quando a pele sofre alguma lesão ou corte. Identificar a causa do problema é muito importante pare realizar o tratamento adequado.

Alguns fatores de risco são responsáveis por desencadear o aparecimento de verrugas, como é o caso do sistema imunológico enfraquecido. As pessoas que costumam sofrer lesões na pele com frequência também são mais vulneráveis.

Como tratar verrugas?

Não corte a verruga sem consultar um médico. (Foto: Divulgação)

A maioria das verrugas desaparece sozinha, no entanto, existem aquelas que são persistentes. A melhor forma de tratar o problema é procurando um dermatologista. O médico tem condições de avaliar o caso e assim indicar o melhor medicamento. Alguns pacientes são orientados a extrair a verruga com eletrocauterização, laser ou crioterapia. Se a lesão tem chances de evoluir para um tumor, então a melhor forma de tratá-la é com uma pequena cirurgia.

Alguns remédios caseiros prometem curar definitivamente as verrugas, porém, é importante tomar cuidado para não agredir a pele e tornar a situação mais grave. O óleo de malaleuca, por exemplo, possui propriedades virais que prometem eliminar as lesões. O sumo da cebola, o dente de alho e até mesmo o leite de mamão são considerados remédios caseiros para verrugas.

O alho é um remédio caseiro para verruga. (Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe tudo sobre verrugas, o que são e como tratar, não se esqueça de avaliar bem o seu problema e procurar ajuda médica, se for o caso. Lembre-se de que jamais você deve manipular a lesão, utilizando alicate ou qualquer outro instrumento cortante.

Top