Varanda de apartamento decorada: dicas, fotos

A varanda é um ambiente intermediário entre o interior do apartamento com a paisagem do lado de fora. Neste cômodo as pessoas costumam desfrutar…

Por Isabella Moretti em 01/02/2012

Varanda com móveis confortáveis e visual aconchegante.

A varanda é um ambiente intermediário entre o interior do apartamento com a paisagem do lado de fora. Neste cômodo as pessoas costumam desfrutar de momentos tranquilos e encontram muitas vezes a paz necessária para um descanso. Mas, dependendo da proposta de decoração, a varanda também pode se transformar numa verdadeira área de lazer para receber os amigos.

O estilo adotado para decorar a varanda do apartamento não precisa seguir a linha dos demais cômodos, na verdade ele pode apresentar características próprias. No entanto, vale ressaltar a importância de um projeto para conseguir aproveitar o espaço da melhor forma possível e cumprir a proposta de decoração.

Caso a varanda esteja bagunçada ou tenha se transformado em um depósito de coisas inúteis, é chegado o momento de repensar na decoração. Procure remover do espaço todos os itens desnecessários e aproveite ao máximo a divisão para trabalhar com elementos que indicam aconchego e charme.

Como decorar varanda de apartamento?

As plantas e folhagens aproximam os moradores da natureza.

1. Móveis: os itens mobiliários são peças fundamentais na decoração da varanda, contribuindo tanto com a estética do lugar como com o conforto das pessoas. Os sofás e poltronas garantem a montagem de um ambiente mais confortável e receptivo, afinal, as peças possuem assentos e encostos estofados.

No caso de uma decoração externa, há uma preferência para móveis de fibras naturais, como é o caso da madeira, bambu e a palha. Entre as peças que costumam marcar presença nas varandas de apartamento, vale ressaltar as espreguiçadeiras, cadeiras, namoradeiras, pufes e mesinhas.

2. Revestimento: a varanda é um ambiente parcialmente aberto e as paredes acabam necessitando de uma cobertura especial. Para fugir da monotonia da pintura convencional, experimente trabalhar com algum tipo de textura ou com materiais mais robustos. Nos últimos tempos a madeira tem desempenhado um importante papel na  hora de revestir o espaço vertical.

Quanto ao piso, ele não precisa chamar atenção, mas precisa ser resistente e fácil de limpar.

3. Paisagismo: um dos pontos mais característicos da varanda é a presença das plantas, que estreita a relação dos moradores com a natureza. Procure selecionar as espécies capazes de sobreviver em apartamento, depois cultive em vasos pequenos, grandes ou médios. Outra opção bem interessante para inserir elementos paisagistas é o jardim vertical.

4. Acessórios: experimente usar enfeites simples na decoração da varanda, já que as plantas compõem o ambiente com o verde das folhagens e colorido das flores. Se possível, prefira trabalhar com complementos artesanais.

5. Espaçamento: não sobrecarregue a varanda do apartamento com móveis, plantas e acessórios. Lembre-se de que deve existir espaço para as pessoas circularem.

6. Inovações: é possível transformar a varanda numa verdadeira área de lazer. A partir do momento em que a decoração inclui uma churrasqueira a gás embutida e mesa para refeições, o ambiente pode ser classificado como gourmet.

Fotos de varanda de apartamento decorada

Top