Vagas de estágio no Ministério Público, RJ

Já estão abertas as inscrições para o VI Exame de Admissão – Estágio Forense do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que…

Por Andre em 25/04/2012

Os estudantes de Direito terão uma grande oportunidade de adquirir experiência antes de entrar no mercado de trabalho

Já estão abertas as inscrições para o VI Exame de Admissão – Estágio Forense do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que desta vez vai oferecer um total de 500 vagas de estágio para universitários do curso de Direito. O estágio poderá ter duração de até dois anos.

Os novos estagiários irão atuar nos Centros Regionais de Apoio Administrativo e Institucional (CRAAI) e nos Tribunais de Conta do Estado localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, Campos, Nova Iguaçu, Macaé, Cabo Frio, Itaperuna, Angra dos Reis, Volta Redonda, Teresópolis, Barra do Piraí, Nova Friburgo e Petrópolis.

Das 500 vagas de estágio, metade será oferecida na capital fluminense, enquanto as outras 250 serão distribuídas nos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro e as cidades do interior do estado listadas acima.

Requisitos e processo de seleção

A data de aplicação das provas ainda não foi divulgada

Para participar do processo de recrutamento para as vagas de estágio no Ministério Público RJ, os interessados devem estar atualmente matriculados, pelo menos, no quinto período (ou terceiro ano) do curso superior de Direito.

Os candidatos farão uma prova objetiva, contendo 50 questões de múltipla escolha, em data, horário e local que serão divulgados futuramente. O conteúdo da prova do processo de seleção consiste em Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual Penal, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Administrativo e Princípios Institucionais do Ministério Público, conforme o edital.

Os aprovados passarão por treinamentos e terão como atribuições auxiliar na redação de minutas de peças processuais e comparecer a audiências judiciais como ouvintes e observadores, entre outras. A eles será oferecida uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 para uma jornada de estágio semanal de 20 horas.

Inscrições

Os estagiários irão conhecer as várias etapas do trabalho realizado pelo Ministério Público

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas através do site do Ministério Público do Rio de Janeiro ou pessoalmente, comparecendo ao Núcleo de Estágio Forense, situado na Avenida Marechal Câmara, 350, sala 707, no centro da capital fluminense. O horário de atendimento é entre as 10 horas e as 17 horas.

A taxa de inscrição custa R$ 40 e o prazo para se candidatar termina no dia 15 de junho.

Top