Como doar leite materno

A doação de leite materno é de extrema importância, pois alguns bebês não podem ser amamentados pelas suas mães devido a diversos problemas. O…

O seu leite pode ajudar a salvar a vida de um recém nascido.

A doação de leite materno é de extrema importância, pois alguns bebês não podem ser amamentados pelas suas mães devido a diversos problemas. O leite materno é indispensável para os bebês, pois ele possui anticorpos e nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável da criança. Saiba mais sobre o assunto e veja como ser uma doadora de leite materno.

Saiba mais sobre a importância do leite materno 

Mulheres que podem doar

Durante o período de amamentação algumas mulheres produzem mais leite do que o bebê necessita. Dessa forma elas podem ser doadoras para um Banco de Leite Humano. Além disso, segundo a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de leite, as doadoras devem ser saudáveis, não fazer uso de medicamentos que impeçam a doação. Elas ainda devem estar dispostas a ordenhar e doar o leite que é produzido a mais.

Benefícios da doação de leite materno

  • Diminui o risco de câncer de mama e ovários;
  • Evita que o leite “empedre” e cause dor e desconforto;
  • Previne a osteoporose;
  • Ajuda a alimentar e manter a saúde de outros bebês;
  • Quanto mais leite é ordenhado, mais é produzido;
  • Ajuda a mulher a voltar ao peso ideal mais rápido.

Conheça os alimentos que estimulam o leite materno 

 

O leite doado passa por análise antes de chegar ao bebê.

Como ser uma doadora

Para ser uma doadora, a mamãe deve entrar em contato com o banco de aleitamento mais próximo da sua casa e realizar o cadastro. Em seguida, será feita uma avaliação médica para dar início a doação. A coleta é feita pela própria mulher que está amamentando e em seguida armazenado e encaminhado ao banco de leite.

Para saber mais informações sobre os bancos de leite mais próximos da sua casa acesse o link http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=356 e confira.

Leia Também:  Dicas de Como Fazer seu Dinheiro Render ?

Dicas de coleta e armazenamento do leite materno

1. A mãe deve escolher um vidro de tampa plástica muito bem higienizado para guardar o leite coletado. O ideal é fervê-lo por uns 15 minutos antes de utilizar.

2. O leite deve ser ordenhado quando o bebê já tiver mamado ou quando as mamas estiverem muito cheias.

3. Para ordenhar o leite é necessário que seja feito em um local limpo, longe de animais. Deve-se prender os cabelos e evitar conversar durante a retirada. As mãos devem ser bem lavadas com água e sabão e secas com uma toalha limpa.

4. O frasco de leite deve ser guardado no freezer ou congelador. Durante a próxima coleta utilize outro frasco para colocar o leite e ao terminar adicione ao que já estava congelado.

5. Esse leite armazenado pode ficar congelado por até 15 dias. Até esse prazo deve ser encaminhado ao banco de leite.

Veja onde comprar bomba de tirar leite materno 

 

O leite que sobra pode ajudar a salvar uma vida.

O leite materno doado passa por um processo de seleção, classificação e pasteurização, sendo distribuídos para os bebês de UTIs neonatais com qualidade e segurança. Seja você também uma doadora e ajude outros bebês que necessitam de alimento. Para saber mais informações acesse www.redeblh.fiocruz.br

Top