O que significa uma certidão de casamento negativa?

PUBLICIDADE

Nem todo mundo sabe o que é uma certidão de casamento negativa, qual a finalidade dela e como solicitar. Realmente existem muitas dúvidas em relação ao documento. Para te ajudar com isso, reunimos algumas informações fundamentais para você entender melhor o significado de uma certidão de casamento negativa.

Em alguns casos, como atos civis, é solicitado uma certidão atualizada ou negativa. Veja qual o significado de certidão de casamento negativa, o que é e por qual motivo ela precisa ser atualizada. Acompanhe abaixo!

O que é a certidão de casamento negativa?

Uma certidão de casamento negativa é quando nada consta em uma busca de arquivos em cartório. A pessoa interessada oferece os dados necessários e é realizada uma verificação no cartório, e se nada for encontrado a respeito do registro solicitado, é emitida uma certidão negativa ou um nada consta.

PUBLICIDADE
O que é a certidão de casamento negativa
Fonte/Reprodução: original

Este documento é solicitado quando uma pessoa física ou jurídica precisa ser legalmente comprovada perante órgãos públicos.

Para que serve a certidão negativa?

O documento serve para confirmar que não existem quaisquer tipos de pendências. Basicamente, o documento é um atestado que avisa que a pessoa física ou jurídica está regular em sentido financeiro.

É comum que esse tipo de certidão seja solicitada em alguns processos como o de ocorrência, licitação, homologações, bancos e empréstimos ou cadastro.

O que significa a certidão de casamento negativa?

A certidão de casamento negativa significa que as pessoas físicas não possuem pendências financeiras com o órgão público.

PUBLICIDADE

Certidões negativas são exigidas para a realização de trâmites de aquisições de empresas. A função geral desse documento nesses casos é garantir a segurança de transações, para que a pessoa seja ela física ou jurídica esteja em dias no momento da assinatura de contratos para a realização da compra.

O valor de uma certidão negativa chega a ter o valor de R$ 53,47. Nesse caso, depende muito do tipo de certidão, por isso é preciso consultar em um cartório de maneira física ou online. Fazendo a solicitação é possível desfrutar normalmente da função desse documento que pode nos salvar em alguns momentos.

PUBLICIDADE

Porque a certidão de casamento tem que ser atualizada?

Para que haja um casamento civil, a certidão de casamento ou nascimento dos interessados é solicitada. Os documentos solicitados vão comprovar estado civil das duas partes a partir do nascimento, além de comprovar se a pessoa é divorciada ou não.

Existem casos em que é possível conseguir emitir a certidão negativa mesmo estando com pendências financeiras perante os órgãos públicos. Nesse caso é possível emitir a certidão negativa com efeito positivo.

Porque a certidão de casamento tem que ser atualizada
Fonte/Reprodução: original

Nesse caso, é obtida a certidão negativa, mas ela tem pendência ainda em regularização ou é suspensa.

PUBLICIDADE

Existe um projeto de lei que é a Lei 5405/10 que exige que cartórios não obriguem as pessoas a atualizarem a certidão de casamento a cada 90 dias. O cartório só pode exigir o documento depois de 12 meses (1 ano). Em casos de inelegibilidade, o documento pode ser exigido.

A certidão de casamento pode ser atualizada em qualquer cartório de registro. Essa solicitação pode ser feita pela internet e o documento é enviado direto para sua casa.

Em cartório, é possível consultar todo ato civil que uma pessoa já fez. Isso significa que quando alguém se casa, é feita a anotação na certidão de nascimento.

PUBLICIDADE

Para simplificar, a atualização da certidão de nascimento confirma algo que foi feito. A certidão pode ser atualizada mediante pagamento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.