terça-feira, 6 de dezembro de 2022 - 06/12/2022 21:26:35
MundodasTribos

O auxílio-doença é um benefício assegurado pelo INSS para trabalhadores que, por motivo de doença e/ou acidente, não podem exercer suas funções de trabalho. Dessa forma, o trabalhador continua a receber mesmo afastado de suas atividades.

Durante o período em que está afastado e seu contrato de trabalho suspenso, o segurado não precisa pagar o INSS – até porque, nesse momento, recebe pelo Instituto em detrimento do que já pagou antes, enquanto trabalhava.

O que este artigo aborda:

Quando recebo auxílio-doença, preciso pagar ao INSS?

Apesar de não precisar pagar pelo INSS enquanto recebe por ele, um decreto de n. 10.410/2020 foi emitido em que essa possibilidade pode ocorrer. 

O auxílio-doença conta como tempo de contribuição

Fonte/Reprodução: original

Uma das vantagens é que esse valor será contabilizado para recebimento de benefícios futuros, tais como a aposentadoria. Isso porque a média salarial irá aumentar, o que não ocorre quando se suspende a contribuição.

O tempo de auxílio-doença conta para aposentadoria?

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao período de recebimento do INSS, e se isso será contabilizado para a aposentadoria. 

A resposta é sim, o tempo em que o segurado está afastado de suas atividades, porém receber do INSS conta como tempo de contribuição. 

Para que isso ocorra, quando o segurado deixar de receber do INSS, é necessário que ele retome suas atividades laborais.

Para pessoas autônomas, basta realizar recolhimento pela GPS, Guia da Previdência Social quando terminar o recebimento do auxílio-doença. 

Quem paga a contribuição de afastamento por doença ou acidente de trabalho?

Todos os funcionários com registro em carteira pagam pelo INSS, cujo valor é descontado da folha de pagamento a cada recebimento. O valor do desconto vai variar de acordo com a faixa salarial. Quem recebe até R $1 751,81, por exemplo, tem desconto de 8%. 

As empresas contratantes são responsáveis por realizar o cálculo de descontos e fazer o pagamento junto ao INSS.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Como fazer um Facebook

Como fazer um Facebook

Samara Felippo Está Grávida de Três Meses

Samara Felippo Está Grávida de Três Meses

Curso de Cabeleireiro Gratuito

Curso de Cabeleireiro Gratuito

Trabalhe Conosco Sadia Cadastro de Currículo

Trabalhe Conosco Sadia Cadastro de Currículo

Consulta CEP Pelo Endereço

Consulta CEP Pelo Endereço

Cursos Profissionalizantes Gratuitos em Osasco

Cursos Profissionalizantes Gratuitos em Osasco