Turismo Ecológico no Pantanal

O Pantanal é um ecossistema de muitos quilômetros de extensão que está distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso…

O Pantanal é um ecossistema de muitos quilômetros de extensão que está distribuído entre o sul de Mato Grosso, o noroeste de Mato Grosso do Sul, o norte do Paraguai, e o leste da Bolívia, estando no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai. A região é uma planície pluvial onde crescem a fauna e flora de grande beleza e fartura, influenciadas pelo Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.

O Rio Paraguai e seus afluentes cursam o Pantanal formando amplas áreas alagadas que servem de abrigo de muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, a piraputanga, o piau, e outros animais também procuram abrigo no Pantanal como a arara azul, a anta, as capivaras, os tucanos e as ariranhas. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem população robusta na região pantaneira, entre eles o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú, jacaré e a onça-pintada. Por estes motivos o Pantanal é considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial e como Reserva da Biosfera.

Nessa região a chuva divide a vida em dois períodos bem diferentes. Durante os meses da seca que vão de maio a outubro aproximadamente, a paisagem sofre mudanças radicais, com o baixar das águas são descobertos campos, bancos de areia, ilhas etc, A cada 24 horas, cerca de 178 milhões de litros de água entram na planície pantaneira.

Há mais espécies de aves no Pantanal do que na América do Norte, e mais espécies de peixes do que na Europa. A imensa variedade de vida demonstrada em constante movimento de formas, cores e sons, é um dos mais belos espetáculos da Terra. Por causa dessa mudança entre períodos secos e úmidos a paisagem pantaneira nunca é a mesma. O Pantanal é tem a maior região pantanosa do mundo, envolve cerca de doze municípios e dois estados como o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.

A região pantaneira tem o turismo como principal fonte de renda, os visitantes podem ficar sossegados quanto às acomodações e refeições, pois as cidades são preparadas para recepcionar os turistas disponibilizando de uma boa infra-estrutura nos hoteis e pousadas.

Para quem gostaria de realizar um turismo ecológico no Pantanal, se pesquisar na internet certamente encontrará o portal Pantanal Ecoturismo, é um portal de informações sobre turismo no Pantanal e em Bonito.

No site estão disponíveis noticias sobre o Pantanal, publicações ecológicas, sugestões de links, artigos sobre ecologia e a fauna e flora pantaneira, opções de passeios e de hotéis.

Os atividades turisticas mais realizados no Pantanal são as caminhada, cavalgada, focagem noturna, manejo de gado, observação de animais e pássaros, passeio de charrete, canoagem, pesca recreativa, pesca esportiva, safári fotográfico, flutuações em rios de águas cristalinas, passeios de bote, mergulhos autônomos em rios e cavernas de águas cristalinas, arvorismo, turismo rural, rapel em cavernas, passeios de quadriciculo e de bicicletas, tudo realizado com muita segurança e com equipamentos adequados e higienizados, com monitoramento de guias habilitados pelo Ministério do Turismo.

Os Hotéis e pousadas encontrados nessa região são o Refúgio Ecológico Caiman, a Pousada Aguapé, a Fazenda San Francisco, a Pousada Mangabal, a Pousada Santa Clara, o Recanto Barra Mansa, a Pousada dos Monteiros, a Pousada Refúgio da Ilha, a Pousada Xaraés Ecoturismo e o Hotel Fazenda Baía das Pedras com ótimas instalações.

Desfrute do que o Pantanal tem de melhor a oferecer.

 

Top