Trepadeiras para decorar o jardim

Em busca de soluções para transformar o visual do jardim? Então saiba que as plantas conhecidas como trepadeiras são capazes de compor um belíssimo…

Por Isabella Moretti em 28/03/2012

A trepadeira deixou o ambiente com um efeito natural e bonito.

Em busca de soluções para transformar o visual do jardim? Então saiba que as plantas conhecidas como trepadeiras são capazes de compor um belíssimo revestimento verde. A proposta pode explorar a estrutura de um muro, uma grade ou mesmo uma pérgola que interaja com o paisagismo no lugar.

As trepadeiras são normalmente indicadas para jardins residenciais externos, já que no interior da casa as plantas não encontram condições favoráveis de sobrevivência e nem se enquadram nas necessidades dos ambientes fechados. Como existe uma variedade de trepadeiras usadas para jardinagem, é importante tomar alguns cuidados ao escolher a espécie mais adequada às necessidades dos moradores.

O projeto paisagístico com certeza será inovado com o uso das trepadeiras, afinal, elas contribuem com a estética e transformam o jardim em um lugar mais atrativo e harmonizado, portanto, perfeito para um descanso. Ao revestir os espaços verticais, as plantas também são capazes de contribuir com a privacidade e a segurança da casa.

As trepadeiras deixam o exterior da casa ornamentado.

As trepadeiras desempenham papel importante no paisagismo porque elas acabam com a monotonia dos muros residenciais, que normalmente se apresentam frios e sem vida na construção da área externa. Elas podem atuar como elemento totalmente verde ou apresentar um efeito florido de acordo com a estação do ano.

Como qualquer tipo de planta, as trepadeiras também necessitam de manutenção. Ou seja, o morador precisa se preocupar com as peculiaridades de cada espécie para realizar as regas e a adubação regularmente. A planta escolhida deve resistir às condições do lugar, por isso é importante se informar sobre a capacidade de suportar sombra ou sol.

Principais tipos de trepadeira

Trepadeira-castanha: opção perfeita para quem busca um efeito ornamental no jardim. Vistosa e ideal para lugares com clima ameno, a planta forma uma belíssima cortina de folhas para revestir uma superfície.

A unha-de-gato é a trepadeira mais conhecida.

Unha-de-gato: destaca-se como uma das trepadeiras mais conhecidas. Ela necessita de sol pleno ou meia-sombra para crescer saudável, além do que não pode revestir paredes devido à alta concentração de umidade. Por essas e outras a planta pode ser considerada uma boa alternativa para o fechamento total do muro.

Falsa-vinha: perfeita para ser cultivada na temporada de outono-inverno, além do que possui ramificações ornamentais que deixam o jardim mais charmoso.

Maracujá-de-flor-vermelha: trata-se de uma boa sugestão para quem deseja uma trepadeira com efeito florido. A planta apresenta flores vermelhas em meio as suas folhas e seu cultivo é apropriado para áreas de clima tropical.

Sete-léguas: proporciona a formação de uma cortina carregada de flores para decorar o jardim externo. Esta trepadeira conquista espaço facilmente em um projeto paisagístico, mas requer um clima quente e úmido para se desenvolver.

Depois de conhecer as sugestões de trepadeiras, escolha a planta mais adequada para o seu jardim.

Top