Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas

PUBLICIDADE

Os sintomas de gravidez nas primeiras semanas variam de uma mulher para a outra, mas eles funcionam como verdadeiros indicadores do estado. Em outras palavras, é possível levantar suspeitas de uma gestação ao presenciar os primeiros sinais do corpo, como ausência de menstruação, sonolência e enjoos.

Sintomas de gravidez nas primeiras semanas. (Foto: Divulgação)

Quando a mulher engravida o seu corpo passa por diversas mudanças, bem como o seu psicológico. Algumas mais e outras menos, mas todas sofrem com alterações no organismo. Os primeiros sintomas aparecem cerca de três semanas após a fecundação do óvulo. No entanto, algumas mulheres já se sentem diferentes cerca de seis dias após a relação sexual.

Veja também: Refluxo na gravidez: o que fazer

PUBLICIDADE

Sintomas de Gravidez Nas Primeiras Semanas

Confira a seguir os sintomas de gravidez nas primeiras semanas:

Atraso menstrual

O primeiro sinal de que uma mulher pode estar grávida é o atraso menstrual. A menstruação é interrompida porque o óvulo foi fecundado e o útero está totalmente voltado para o desenvolvimento do feto (não precisa eliminar os restos de endométrio). Quem tem ciclos menstruais irregulares costuma ter dificuldade para reconhecer esse sintoma.

A dor abdominal pode ser sinal de gravidez. (Foto: Divulgação)

Cólica e dor no abdômen

Assim que o óvulo é fecundado, aumenta o fluxo sanguíneo da região pélvica, por isso a mulher pode sentir desconforto na região do abdômen. A dor abdominal lembra muito a cólica menstrual, só que com uma intensidade média.

Inchaço na barriga

PUBLICIDADE

Outro sintoma de gravidez que não pode ser ignorado é o inchaço na barriga. A adaptação para o crescimento uterino, assim como o aumento do fluxo sanguíneo, é responsável por deixar o abdômen inchado.

Dor nas mamas

Dias após a fecundação acontecer, a mulher começa a sentir dor nas mamas. Os seios ficam mais sensíveis justamente por causa das mudanças hormonais que acontecem no corpo da futura mamãe.

Nas primeiras semanas de gravidez é comum sentir enjoo pela manhã. (Foto: Divulgação)

Enjoos matinais

O enjoo matinal é, sem dúvidas, o sintoma mais característico do início da gravidez. Ele se manifesta após a 6ª semana e pode vir acompanhado de vômito.

Sensibilidade aos cheiros

A mulher grávida fica enjoada com facilidade, principalmente quando é exposta a um cheiro forte. Ela pode apresentar aversão a perfume, produto de limpeza, gasolina, entre outros odores.

A mulher pode se sentir mais sonolenta. (Foto: Divulgação)

Sonolência e tontura

Os hormônios da gravidez são responsáveis por desencadear uma série de manifestações no corpo, como é o caso da sonolência. A mulher se sente mais cansada e com vontade de dormir. A tontura também é um sintoma típico, que aparece por causa da queda de pressão.

Existem muitos outros sintomas de gravidez nas primeiras semanas, como variação de humor, dor de cabeça, prisão de ventre, flatulências, dor lombar, acnes, desejos alimentares e aumento da frequência urinária. De qualquer forma, é importante realizar um teste de farmácia ou de sangue para ter certeza da gravidez. 

Leia também:

9 Comentários

  • nunca conseguir engravidar… tento a 4 anos e nda já perdir as esperanças

  • adorei as dicas sou uma mamãe de 12 semanas de gestação
    vou me cuidar bastante

  • amei, as dicas são muito boas. valeu

  • Iraneide,

    A probabilidade de erro é quase nula, mas existe.

    Abraço.

  • estou com 1 mês e algumas semanas ta sendo muito difícil porque estou enjoando muito e ficando bastante tonta já comecei meu pre natal apesar dos mal estar eu to muito feliz é a sensação mas gostosa do mundo ser mãe tenho 20 anos to na idade… wlw

  • É POSSIVEL HAVER ERRO NO EXAME BETA HCG?

  • BOM ESTOU MT ANSIOSA E CONFUSA ….FIZ UM EXAME BETA HCG E DEU 25MUI/ML-NEGATIVO………MEU MEDICO DISSE Q NAO É GRAVIDES POSSO CONFIAR?

  • Só um médico poderá te responder com certeza esta pergunta/dúvida.

  • oi, Boa Tarde, é possivel depois de ter feito o BHCG e ter dado negativo, eu posso estar gravida.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.