Tratamento para Olhos Secos

Olho seco significa que os olhos não são umedecidos de forma suficiente, é produzido pouco fluído lacrimal ou a composição das lágrimas não é…

Olho seco significa que os olhos não são umedecidos de forma suficiente, é produzido pouco fluído lacrimal ou a composição das lágrimas não é a ideal. Normalmente, o pestanejar espalha uniformemente a película lacrimal sobre o olho, se esta película lubrificante não for suficiente, poderão verificar-se irritações nos olhos.

Os sintomas são freqüentemente provocados por uma alteração na composição da película lacrimal que lubrifica os olhos. As glândulas lacrimais nos olhos produzem o líquido lacrimal que lubrifica a conjuntiva e a córnea.

A formação de um olho seco pode dever-se a diversas causas. Em muitos casos, os sintomas são um sinal de envelhecimento, uma vez que é freqüente que, com o avançar da idade, a produção de lágrimas diminua.

O tratamento do ressecamento ocular é um tanto quanto complexo e deve ser individualizado de acordo com a gravidade do caso.

São três objetivos no tratamento do olho seco:

1- Repor as lágrimas.

É feito com colírios lubrificantes, essas formulações apresentam propriedades químicas muito parecidas com a lagrima natural e não possuem medicamentos ativos sendo portanto praticamente sem efeitos colaterais.

Os pacientes que usam esses colírios lubrificantes várias vezes ao dia devem dar preferência aos colírios com pouco ou nenhum conservante. O conservante é um produto químico usado na formulação dos medicamentos e quando usado varias vezes ao dia pode causar irritação no olho.

Alguns colírios usados popularmente contém em sua fórmula vasoconstritores. Embora inicialmente eles melhorem a aparência dos olhos e diminuam o vermelhidão, eles não devem ser usados de forma rotineira pelos pacientes com olho seco.

2- Conservar as lágrimas por mais tempo.

Ao invés de repor a lágrima natural com colírios de lágrima artificial, o médico pode tentar reter a lágrima do paciente por mais tempo no olho. O modo mais eficaz de fazer isso é ocluir o ponto lacrimal que é o local por onde a lágrima escoa do nosso olho. Essa oclusão do ponto lacrimal pode ser feita de forma permanente ou temporária, no centro cirúrgico ou no consultório. Hoje em dia dispomos de oclusores do ponto lacrimal que são fáceis de serem colocados e praticamente não incomodam em nada o paciente.

Continuar Lendo  Alergia e intolerância alimentar: diferença

3- Aumentar a produção natural das lágrimas.

Essa seria a melhor opção de tratamento, mas, no entanto não dispomos de muitas opções para aumentar a produção natural das nossas lágrimas.

A suplementação alimentar com ômega 3 pode aumentar e melhorar a qualidade da lágrima produzida por nosso olho. Existem formulações disponíveis de cápsulas de Omega 3 em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns alimentos, como o peixes e óleos vegetais são ricos em Omega 3 e devem fazer parte da dieta alimentar.

Se o olho seco não for tratado dependendo da gravidade a córnea e a conjuntiva podem ser muito prejudicadas. Pode ocorrer uma ceratite que é uma inflamação da córnea. A ceratite pode evoluir para úlceras, opacidades de córnea e o resultado pode ser até mesmo a cegueira. Por isso, preste atenção nos sintomas e procure seguir o tratamento prescrito pelo seu oftalmologista.

Top