Tratamento para menopausa precoce

O episódio do inicio da menopausa em mulheres com menos de 40 anos é diagnosticado pelos médicos como menopausa precoce, e é um problema…

O episódio do inicio da menopausa em mulheres com menos de 40 anos é diagnosticado pelos médicos como menopausa precoce, e é um problema que gera dúvidas e graves complicações na vida normal de quem passa a sofrer com isso.

As causas do problema ainda são desconhecidas, porém estudiosos apontam como possíveis causas o tratamento quimioterápico ou radioterápico para a cura de um câncer, a remoção de forma cirúrgica dos ovários, problemas tireoidianos, problemas genéticos ou até mesmo herança familiar do problema, ou em alguns casos a falência ovariana prematura que ocorre quando nenhum dos fatores acima é observado na mulher, mas mesmo assim é diagnosticada através de exames específicos a menopausa. Há atualmente exames que podem detectar o problema, mas infelizmente mesmo sendo detectada ainda não foi encontrado um tratamento para que ela seja evitada.

Os problemas da menopausa precoce vão além dos sintomas da menopausa comum, além de ondas de calor, propensão em desenvolver problemas emocionais, diminuição do desejo sexual, distúrbios do sono, ganho de peso, queda de cabelo, incontinência urinária, palpitações entre outros, a mulher terá probabilidade de ter problemas ósseos com aproximadamente sete vezes mais velocidade do que mulheres em fase de menopausa comum, quatro vezes mais probabilidade de desenvolver doenças cardíacas, além de queda para aproximadamente 10% das chances em relação a uma mulher com condições comuns de engravidar. Em virtude dessa dificuldade muitas mulheres que diagnosticam o problema a tempo, recorrem à fertilização In Vitro, já que não há outra opção para gerar um filho.

Assim como para mulheres em menopausa comum o tratamento para amenizar os incômodos do período é necessário, para a precoce ele é imprescindível já que os problemas de saúde que chegariam somente daqui uns anos se antecipam e se prolongam pela chegada antecipada.

Continuar Lendo  Lentes de contato: dicas, cuidados

O tratamento mais indicado pelos médicos é o TRH, a Terapia de reposição hormonal que é a indicação de hormônios feita pelo médico, com base em exames realizados anteriormente com o intuito de manter equilibrados os níveis de hormônio. A medicação pode ser consumida através de comprimidos, adesivos ou em gel, e sua duração pode durar de meses ou muitas vezes chega há anos.

É importante que além de seguir o tratamento de seu médico corretamente, adotar um novo ritmo de vida saudável, começar a praticar esportes, se mudar os hábitos alimentares e passar a comer de forma adequada, evitar estresse, não fumar, controlar o peso, consumir bebidas alcoólicas com moderação, além de se conscientizar que a sua feminilidade não está diminuída com a chegada da menopausa precoce. São regras básicas que associadas ao tratamento a base de remédios que seu médico recomendou serão essenciais para o equilíbrio e para manter-se saudável nessa nova fase e pelo resto de sua vida.

Top