Tratamento contra acne: erros comuns

A acne, ou espinha, é um dos problemas de pele mais comuns na população. Seu ápice ocorre durante a fase de adolescência. No entanto,…

A acne, ou espinha, é um dos problemas de pele mais comuns na população. Seu ápice ocorre durante a fase de adolescência. No entanto, ela pode se manifestar em outras etapas da vida. Conheça quais os erros mais cometidos durante o tratamento das espinhas.

Evite lavar o rosto com água quente.

Saiba como tratar espinhas nas costas

Conheça mais sobre a acne

A acne nada mais é que uma doença dermatológica que tem como origem principal a obstrução de pequenos orifícios da pele, denominados poros. As lesões formadas através desse processo, possuem coloração  avermelhada, com grande aspecto de inflamação. Algumas vezes, as espinhas podem apresentar pontos de infecção, observados através da presença de pus.

A acne pode aparecer em qualquer idade

Apesar da acne ser mais comum entre os adolescentes, ela pode ocorrer em qualquer idade, sendo que até os bebês podem ser afetados. As alterações hormonais sofridas pelos indivíduos na fase da adolescência causa o aumento da oleosidade da pele, justificando sua manifestação. Porém, existem outros fatores desencadeantes das espinhas. Entre eles podemos citar:

  • Alterações hormonais – menstruação, gravidez, estresse;
  • Produtos oleosos, como cosméticos para a pele;
  • Uso de alguns medicamentos, em especial, esteroides, testosterona e estrógeno;
  • Altos níveis de umidade, mais especificamente, o suor.

Ainda existe o mito popular de que alguns alimentos como chocolate, frutas secas e alimentos gordurosos causam espinhas, porém, até o momento não existe nenhum estudo que comprove essa teoria.

Para eliminar as espinhas, é primordial uma higienização adequada da pele.

Evite os erros comuns do tratamento contra a acne

  • Não obter uma alimentação saudável – ter uma dieta regrada em alimentos gordurosos e frituras pode favorecer a produção de sebo. Para que a pele tenha uma aparência saudável, é de extrema importância ingerir verduras, legumes, associado a bastante água. Além disso, uma dieta equilibrada ajuda o organismo a eliminar as toxinas, um processo essencial para uma pele rejuvenescida.
  • Lavar a pele com água quente – diferente do que se pensa, lavar a pele com água quente piora o quadro de acne. Isso porque o líquido em alta temperatura dilata os poros, facilitando a chance de impurezas chegarem até o local e ocasionar a acne.
  • Espremer as espinhas – ao retirar as acnes, sem uma higienização adequada, o indivíduo propicia o crescimento de bactérias no local da lesão. Como resultado, o aspecto das espinhas torna-se pior.
  • Esfoliar a pele todos os dias – a esfoliação é uma aliada no combate às acnes. No entanto, seu excesso pode trazer uma piora do quadro dermatológico, por deixar a pele mais fina, o que contribui com o aumento da oleosidade.
  • Utilizar creme dental para secar as espinhas – essa atitude pode trazer uma piora do aspecto das acnes, além de favorecer o aparecimento de queimaduras na região em que o produto for aplicado.
  • Não higienizar a pele de maneira adequada– é de extrema importância que o indivíduo utilize produtos especiais para seu tipo de pele, para realizar a higienização. Quando a limpeza não é realizada de maneira correta, ela pode piorar o quadro dermatológico do indivíduo.

    Ainda não existem estudos que comprovem que o chocolate piora as espinhas.

A acne é um problema de pele que acomete indivíduos em qualquer etapa da vida. Porém, ela pode ser evitada através da realização de um tratamento adequado. Após conhecer os erros mais comuns no tratamento de espinhas, basta evitá-los e usufruir dos resultados.

Conheça mais sobre a plástica para a cicatriz de acnes

Top