Tratamento caseiro para Infecção intestinal

Tratamento caseiro para Infecção intestinal

A infecção intestinal é muito comum na população e o melhor remédio caseiro para infecção intestinal é usar soro caseiro. Saiba que a infecção…

Por Editorial MDT em 10/02/2017

A infecção intestinal é muito comum na população e o melhor remédio caseiro para infecção intestinal é usar soro caseiro. Saiba que a infecção intestinal pode ser provocada por vários fatores, afetando tanto pessoas adultas quanto crianças. O tratamento do problema é essencial para evitar danos mais graves a saúde. CONFIRA AGORA dicas de tratamento caseiro para infecção intestinal.

A infecção intestinal é provocada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Tratamento caseiro para Infecção intestinal

O melhor tratamento caseiro para infecção intestinal, conforme dito acima, é o soro caseiro. Isso mesmo! O melhor remédio para tratar infecção intestinal é o soro que você que pode fazer facilmente em sua casa.

A receita do soro caseiro é tão simples que qualquer pessoa pode fazer. Veja como fazer essa receita de soro caseiro bem rápido e fácil:

1. Soro caseiro

Ingredientes: 1 litro de água (filtrada ou fervida), 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de café de sal.

Modo de preparo: junte todos os ingredientes em uma garrada e mantenha na geladeira se estiver muito calor. Tome várias vezes ao dia.

Uma dica muito importante: tome o soro caseiro na mesma quantidade que você perdeu na diarreia. Isso porque a diarreia desidrata pois perde-se muita água.

Veja o vídeo como fazer soro caseiro o melhor remédio caseiro para tratamento de infeção instestinal:

2. Cuidados

  • Tome muitos líquidos como sucos naturais e água de coco;
  • Consuma alimentos leves como frutas, legumes cozidos e carnes magras;
  • Repouso;
  • Não coma alimentos gordurosos e difíceis de serem digeridos;
  • Não tome medicamentos para diarreia.
  • Evitar a qualquer custo bebidas alcoólicas ou qualquer outra com gás.

Se a infecção intestinal não desaparecer em 2 dias, é importante que você leve a pessoa para uma consulta médica. Isso pode ocorrer dependendo do tipo do micro organismo que está causando a doença. Em alguns casos pode ser necessário internar e também aplicar antibióticos por via endovenosa.

Tratamento caseiro para Infecção intestinal, sucos de frutas são ótimas para crianças, idosos e adultos (imagem ilustrativa)

3- Cuidados no dia a dia com crianças

No caso de criança o tratamento da infecção intestinal pode ser feito através de um repouso, dieta de forma bem adequada e ingestão de bastante líquidos, o que deve incluir o soro caseiro. Casa criança não gosta de beber água e ela bastante suco de frutas.

Algumas crianças podem ter reações como por exemplo vômitos e enjoo febre e claro a diarreia. Isso acontece porque o organismo começa a reagir contra entrada de vírus, bactérias, parasitas os fungos. E é dessa forma que o nosso organismo tenta se livrar de organismos indesejáveis em nosso corpo.

Veja esse vídeo abaixo com mais destalhes sobre tratamento da infecção intestinal e a diarreia.

A infecção intestinal infantil também pode ser provocada por ingerir alimentos que estejam contaminados ou estragados. Um exemplo é água contaminada e hábitos de higiene inadequados, exemplo disso é lavar as mãos antes de se alimentar.

Caso você note que seu filho tem constante diarreia procure saber a origem, por exemplo, e muitas casas a água contaminada é o que mais tem dado diarreia em crianças. Caso você não tem um filtro, é importante que ferva a água antes de beber.

Outra dica muito importante é que ensine seus filhos a ter cuidado de higiene e você deve ter também muita atenção na hora de preparar os alimentos, especialmente no que se refere as verduras, frutas e legumes.

A higiene pessoal e a higiene dos nossos filhos são um fator importantíssimo para o tratamento de infecção intestinal bem como outras doenças que podem ocorrer.

Assim observe atentamente na hora de preparar os alimentos, lavar as mãos ao terminar o uso do banheiro, ao sentar-se na mesa para comer, e até mesmo na hora de cuidar dos filhos é importante que suas mãos estejam lavadas.

O que é infecção intestinal

A infecção intestinal é um problema muito comum que pode acometer pessoas de todas as idades. Geralmente, não é uma patologia de grande preocupação e pode ser facilmente tratada. Porém, em alguns casos a infecção intestinal pode estar ligada a uma doença mais grave, necessitando de auxílio médico e antibióticos para acabar com o problema. Nesses casos deve-se tomar mais cuidado.

Ela pode ser causada por vários agentes como bactérias, fungos, parasitas e vírus. Nas crianças, a infecção intestinal geralmente é causada por vírus. O rotavírus é um dos mais importantes.

Veja também tratamento para intoxicação alimentar 

Como se adquire infecção intestinal

1. Alimentação inadequada: o consumo de alimentos estragados ou contaminados é uma das causas mais comuns das infecções intestinais. Os casos de infecção provocada por bactérias do gênero Salmonella ou E.Coli são as principais;

O soro caseiro é muito eficaz no tratamento de infecções intestinais. (Foto: divulgação)

2. Maus hábitos de higiene: podem ocorrer casos de infecção devido a hábitos de higiene incorretos. Por isso, é muito importante lavar as mãos após ir ao banheiro, para evitar a contaminação fecal – oral;

3. Água contaminada: é importante consumir água de qualidade, seja filtrada ou fervida para evitar a infecção intestinal.

Sintomas da infecção intestinal

  • Diarreia;
  • Mal estar;
  • Dor abdominal;
  • Desidratação;
  • Dores de cabeça;
  • Febre.

Vídeos com Tratamento caseiro para infecção intestinal

Veja também infecção intestinal em crianças 

Tomar líquidos ajuda a tratar e prevenir a infecção intestinal. (Foto: divulgação)

A infecção intestinal é um problema causado por vários fatores como alimentação e água contaminada com bactérias, fungos, vírus ou outros. É essencial ficar atento para os sintomas da doença e, caso não desapareçam em dois dias, deve-se procurar o médico para iniciar o tratamento medicamentoso. Aposte nos tratamentos caseiros para infecção intestinal.

Top