Sisutec: instituições participantes

O Governo Federal anunciou o lançamento do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A mecânica será igual ao Sisu tradicional, ou seja,…

Por Isabella Moretti em 24/07/2013

O Governo Federal anunciou o lançamento do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos). A mecânica será igual ao Sisu tradicional, ou seja, as vagas serão distribuídas de acordo com a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Dilma fez o anúncio do Sistema de Seleção Unificada para cursos técnicos. (Foto:Divulgação)

O anúncio sobre a criação do Sisutec foi feito nesta segunda-feira (22) por Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta, da Rádio Nacional.

Apesar de a presidente ter anunciado o novo sistema para favorecer a educação, a criação só se dará por meio de portaria, que será publicada no ‘Diário Oficial da União’ dentro de poucos dias.

Nos últimos tempos, o Governo tem investido pesado no ensino profissionalizante. O Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, alcançou a marca de 4 milhões de matrículas nos cursos técnicos e de qualificação em todo país.

Como vai funcionar o Sisutec?

As vagas serão distribuídas de acordo com as notas no Enem. (Foto:Divulgação)

O Sisutec terá como principal objetivo facilitar o acesso ao ensino técnico em todo o Brasil. As vagas serão distribuídas de acordo com a nota no Enem. Como já acontece no Sisu, o estudante poderá acessar o seu cadastro online, indicando a escola e o curso de sua preferência.

O Sisutec representará uma ótima oportunidade para quem concluiu o Ensino Médio, mas não conseguiu ingressar em uma universidade. O sistema incentiva a educação profissional e com certeza abrirá muitas portas no mercado de trabalho.

De acordo com Dilma Rousseff, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos estará no ar a partir do dia 5 de agosto.

Instituições participantes do Sisutec

Escolas do sistema S, institutos federais e instituições estaduais farão parte do Sisutec. (Foto:Divulgação)

O Sisutec vai reunir instituições públicas de ensino técnico que estão presentes em todo o Brasil. O número de vagas para a primeira edição do sistema ainda não foi divulgado.

As instituições participantes do Sisutec são:

– Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia;

– Escolas do Sistema S (Senai);

– Escolas técnicas das redes estaduais (Etec Paula Souza em São Paulo, por exemplo);

– Universidades públicas que também trabalham com a oferta de cursos técnicos.

Valorização do ensino técnico

O diploma de curso técnico está sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho. As empresas buscam principalmente os profissionais habilitados para atuar nos setores industriais.

Pesquisas apontam que o curso de nível técnico garante 70% de contratação na disputa por vagas de emprego. Os profissionais são contratados logo após deixar a sala de aula e chegam a ganhar mais de 1.800 reais por mês.

Top