Título de eleitor 2016: como regularizar o seu

Saiba tudo sobre Título de Eleitor 2016: como regularizar o seu. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e com o título…

Saiba tudo sobre Título de Eleitor 2016: como regularizar o seu. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e com o título em situação irregular não é possível cumprir com esse dever, o que pode resultar no pagamento de multas e até mesmo a suspensão do título.

Título de eleitor 2016: como regularizar o seu. (Foto Ilustrativa)

Título de eleitor 2016: como regularizar o seu. (Foto Ilustrativa)

O título de eleitor é um documento é muito importante para o exercício da democracia, além disso, é requisitado pelas empresas antes da contratação de novos funcionários, como uma maneira de verificar o cumprimento dos deveres como cidadão. Qualquer irregularidade registrada pelo TSE faz com que o título permaneça em situação irregular, o que pode impedir o direito ao voto em eleições futuras e até mesmo comprometer a busca por uma vaga de emprego.

Leia também: Como tirar título de eleitor, eleições 2016

Título de eleitor 2016: como regularizar o seu

Veja a seguir tudo sobre a regula Título de eleitor 2016: como regularizar o seu:

Só é possível realizar a regularização do título de eleitor pessoalmente, no cartório eleitoral do seu município. Para isso, basta comparecer ao local portando o título de eleitor, documento com foto (não é aceito Passaporte) e comprovante de residência. Será cobrada uma taxa, cujo o valor varia de acordo com o tipo de irregularidade do título. O prazo para quitação com a justiça eleitoral vai até maio.

O eleitor precisa se dirigir ao cartório para regularizar o título. (Foto Ilustrativa)

O eleitor precisa se dirigir ao cartório para regularizar o título. (Foto Ilustrativa)

Depois de efetuar o pagamento das multas, o título pode ser utilizado normalmente nas próximas eleições. Para verificar se a realmente não há nenhuma pendência em relação ao seu título, acesse a página do TSE e faça a emissão das Certidões Eleitorais.

Continuar Lendo  Como regularizar título de eleitor cancelado

Veja também: Transferência de título eleitoral pela internet

Como saber se o título está irregular?

Para manter o título sempre regular, é necessário participar de todas as eleições municipais, estaduais e federais, a partir dos 18 anos de idade. A justificativa do voto é permitida para eleitores que não residem ou não estarão próximos a sua unidade de voto no dia da eleição, o que também elimina qualquer possibilidade irregularidade no documento.

A situação do título de eleitor pode ser consultada pela internet, através do site do TSE. Na guia específica para o eleitor, basta selecionar a opção ‘situação eleitoral’ e consultar o título através do número do documento ou nome completo do eleitor. Em seguida a página indicará a situação do documento, que pode ser regular, irregular, suspenso ou cancelado.

A situação do título pode ser consultada pela internet. (Foto Ilustrativa)

A situação do título pode ser consultada pela internet. (Foto Ilustrativa)

O título permanece em situação irregular por conta da falta de comparecimento ou justificativa em alguma eleição. Já as situações suspenso e cancelado são definidas quando o titular do documento não registra o voto a mais de três eleições.

Leia mais: Recadastramento biométrico, como fazer

Agora que você já sabe tudo sobre Título de Eleitor 1026: como regularizar o seu, aproveite quitar qualquer pendência. Vale ressaltar que títulos de pessoas menores de 18 anos e maiores de 70 anos, não permanecem em situação irregular, já que o voto é facultativo.

 

 

Top