Como tirar o Título de Eleitor – Eleições 2016

Querendo saber como tirar o Título de Eleitor – Eleições 2016? Então, fique atento às dicas que vamos passar a seguir, para que você possa…

Por Andre em 21/03/2016

Querendo saber como tirar o Título de Eleitor – Eleições 2016? Então, fique atento às dicas que vamos passar a seguir, para que você possa emitir esse importante documento para participar das próximas eleições. Em outubro de 2016, serão realizadas as eleições municipais, nas quais a população vai escolher os novos prefeitos e vereadores em todas as cidades do Brasil.

Como tirar o Título de Eleitor - Eleições 2016. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Como tirar o Título de Eleitor – Eleições 2016. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O alistamento eleitoral é obrigatório para os brasileiros maiores de 18 anos e facultativo para as pessoas com mais de 70 anos, os analfabetos e os jovens com 16 e 17 anos de idade.

Saiba mais: 2 via de Título de Eleitor: como tirar

Como tirar o Título de Eleitor – Eleições 2016

As eleições 2016 ocorrerão no dia 2 de outubro (Foto: Divulgação TSE)

As eleições 2016 ocorrerão no dia 2 de outubro (Foto: Divulgação TSE)

Como fazer título de eleitor? Você deve comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo, levando toda a documentação exigida. Para conferir os endereços dos Cartórios Eleitorais na sua cidade, assim como os telefones e horários de atendimento, basta acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado (TRE-SP, TRE-RJ, TRE-MG, TRE-BA, TRE-AM, etc).

Os documentos exigidos para tirar título de eleitor são os seguintes:

  • Documento de identificação original (RG; carteira de trabalho; carteira emitida por órgãos federais controladores do exercício profissional – OAB, CREA, CRM, etc; e certidão de nascimento ou casamento).
  • Comprovante de residência original, atualizado e em nome do eleitor (se estiver em nome dos pais ou outro familiar, é necessário apresentar documento comprovando o parentesco).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, exigido de homens com idade entre 18 e 45 anos.

Leia mais: Como regularizar título de eleitor cancelado

Vale ressaltar que a Carteira Nacional de Habilitação e o Passaporte não costumam ser aceitos na hora de solicitar o título de eleitor.

Outro detalhe importante é que em algumas cidades, pode ser necessário fazer o agendamento para atendimento no Cartório Eleitoral. Por esse motivo, não deixe de entrar em contato com o TRE do seu estado, para verificar essa informação sobre título de eleitor como fazer.

Como fazer título de eleitor online

Desde 2009, a Justiça Eleitoral oferece um serviço chamado Título Net. É uma espécie de pré-atendimento online, que permite fazer o alistamento eleitoral de forma ágil, moderna e descomplicada, atendendo a quem quer tirar título de eleitor pela internet.

Depois de fazer a solicitação pela internet, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral para apresentar os documentos exigidos e concluir o processo para tirar título eleitoral 2016. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral para fazer o requerimento.

A solicitação pode ser iniciada pela internet. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

A solicitação pode ser iniciada pela internet. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

2ª via Título de Eleitor

Como tirar segunda via do Título de Eleitor? Se você perdeu o seu título, foi roubado ou furtado, basta comparecer ao Cartório Eleitoral do município em que você vota para solicitar a 2ª via do título eleitoral, apresentando os documentos informados anteriormente, até 10 dias antes das eleições.

É possível votar sem o título, apresentando documento oficial de identificação com foto, mas com o título, fica muito mais fácil localizar a sua seção eleitoral.

Biometria

Em algumas cidades, haverá votação com identificação biométrica, através das digitais. Nesses lugares, o eleitor passará pelo cadastramento eletrônico ao tirar um novo Título de Eleitor, efetuar transferência ou regularizar situação eleitoral (título cancelado).

Prazos

O prazo para tirar título de eleitor para as eleições 2016 vai até o dia 4 de maio (Foto: Divulgação TRE-MG)

O prazo para tirar título de eleitor para as eleições 2016 vai até o dia 4 de maio (Foto: Divulgação TRE-MG)

Pensando em votar nas eleições 2016? Fique atento ao prazo para tirar título de eleitor 2016, que termina no dia 4 de maio, em todo o Brasil, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. Esse prazo é válido para tirar o primeiro título, efetuar a transferência do título eleitoral e para regularizar o título.

Veja também: Como consultar o número do título de eleitor

Em caso de dúvidas sobre como tirar título de eleitor, entre em contato com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top