Como tirar Título de Eleitor online

PUBLICIDADE

Saiba como tirar título de eleitor online e ter o direito ao voto no dia da eleição.

A Justiça Eleitoral lançou mais uma iniciativa destinada a aprimorar os serviços oferecidos aos eleitores brasileiros. Desde o dia 6 de julho de 2009, o projeto Título Net permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais. O sistema também permite a atualização online das obrigações eleitorais.

Como tirar Título de Eleitor online

O objetivo é modernizar e facilitar o acesso a esses serviços, tornando mais ágil o atendimento nos cartórios eleitorais, onde o processo é concluído. Espera-se, ainda, reduzir os erros de transcrição dos dados, uma vez que as mudanças serão feitas pelo próprio eleitor e conferidas por um atendente.

PUBLICIDADE

Depois de fazer a solicitação pela Internet, os eleitores devem comparecer às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, munidos da documentação exigida, para concluir os serviços pedidos e receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado.

O TSE informa que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.

O que é o Título de Eleitor?

Título de eleitor é o documento que comprova que um determinado cidadão está inscrito na Justiça Eleitoral do Brasil e se encontra apto a exercer tanto o eleitorado ativo (votar num candidato), quanto o eleitorado passivo (ser votado como candidato) em eleições municipais, estaduais e federais. É também condição fundamental para sua obtenção que o eleitor possua a nacionalidade brasileira.

O título eleitoral é um documento impresso por computador, onde constam o nome do eleitor, a data de nascimento, a Unidade da Federação, o município, a zona e seção eleitorais onde o cidadão vota, o número da inscrição eleitoral, a data de emissão, a assinatura do juiz eleitoral, a assinatura do eleitor ou a impressão digital de seu polegar (caso se trate de um analfabeto).

PUBLICIDADE

Título cancelado pode gerar problemas

O eleitor que não possui o título, ou se este se encontra cancelado, não pode solicitar a emissão de passaporte ou do cartão do CPF, bem como inscrever-se em concurso público, renovar a matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino e obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais.

Confira outros serviços para o Título de Eleitor:

Cadastro pela Internet para tirar Título de Eleitor

Até as eleições de 2008, a apresentação do título eleitoral não era necessária para votar. Para eleitores que estivessem regularmente inscritos na Justiça Eleitoral, bastava apresentar um documento de identidade com foto em sua seção correspondente.

E para facilitar o cadastro do seu título de eleitor ele agora pode ser requerido pela internet. Veja como você pode cadastrar titulo de eleitor online. Você só precisa acessar o site do TSE e fazer o agendamento para fazer seu Título pela primeira vez ou cadastrar seu Título online para as próximas eleições.

Para solicitar o cadastro do seu título é necessário preencher alguns dados no site e confirmar o seu requerimento, que deve ser impresso e entregue no cartório eleitoral mais próximo da sua casa, isso tudo em até 5 dias úteis, o requerimento deve ser assinado.

PUBLICIDADE

Além do seu pedido você precisa estar com esses documentos em mãos:

  • RG original ou certidão de nascimento ou casamento (não é válida a Carteira Nacional de Habilitação).
  • Comprovante de endereço (conta de luz, bancária, telefone, entre outras… desde que contenha nome e endereço completo, a conta também precisa ser recente).
  • Para homens entre 18 e 45 anos é necessário o comprovante de quitação do serviço militar.

No site, além do seu cadastro, é possível esclarecer dúvidas sobre o título e sobre os dias de eleição.

Como baixar o aplicativo Título de Eleitor Online

Quer facilitar a sua vida? Para baixar o e-Título basta seguir os passos abaixo:

  • Procure por e-Titulo no PlayStore e na AppleStore (IOS);
  • Baixe o aplicativo gratuitamente;
  • Preencha as informações solicitadas, como: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe (se constar) e nome do pai (se constar);
  • Responda ao questionário pessoal;
  • Crie sua senha de seis dígitos;
  • Pronto, seu e-Título está criado.

Como utilizar o aplicativo e-Título

Tenha em mente que agora é possível votar com o e-Título sem a necessidade de documento de identidade oficial com foto, desde que o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico e o aplicativo tenha foto.

Além disso, aplicativo também dá informações completas da zona e seção eleitorais e o local exato de votação do eleitor.

Outro benefício do e-Título é a opção de justificar a ausência do eleitor no dia da votação (das 7h às 17h) por meio do geolocalizador do celular, para comprovar que o mesmo está fora do domicílio eleitoral. Após a eleição, também será possível justificar a ausência por outros motivos ao anexar os documentos comprobatórios no próprio aplicativo.

Usar o título digital substitui o título eleitoral impresso e dispensa a impressão de uma segunda via. Você também pode ficar em dia com a justiça eleitoral e consultar débitos: o eleitor pode emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral;

Por fim, o aplicativo permite que o eleitor se cadastre como mesário voluntário. E o eleitor poderá emitir pelo aplicativo as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Gostou das dicas? Fique em dia com a Justiça Eleitoral.

Leia também:

24 Comentários

  • como cadastrar meu titulo eleitoral no e-titulo?

  • como cadastrar o titulo pelo e-titulo?

  • Bom dia Antonio tudo bom ,Somente o interessado pode fazer a regularização de sua inscrição. O eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral da sua inscrição ou, em caso de mudança de endereço, no Cartório Eleitoral ao qual pertença sua residência.1. Documento de identificação. Podem ser aceitos:
    RG.
    Certidão de Nascimento, se solteiro, ou de Casamento.
    Carteira de Trabalho e Previdência Social.
    Carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional (OAB, CRM, CREA etc).
    CNH
    Atenção: Não será aceito o Passaporte – Novo Modelo, por não conter dados de filiação.
    2. Deve apresentar o título eleitoral e comprovantes de justificativa, se possuir.
    3. Comprovante de residência – preferencialmente em nome do eleitor. Exemplos: contas de água, luz, gás, telefone etc.
    Atenção: Os documentos devem estar legíveis e em bom estado de conservação e serão apresentados para conferência, eventualmente poderá ser solicitada cópia.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • Estou com meu titulo cancelado como faço pra cadastrar novamente

  • QUERO FASE MEU TITO

  • como fasso pra cadrasta meu titulo de eleitor.

  • como faço para agendar o meu cadastramento no titulo de eleitor

  • como fasso pra cadastrar meu titulo

  • quero cadastra meu titulo o que eu faço

  • Como eu posso cadastrar meu titulo de eleitor pela internet mas não tenho cpf ?

  • como cadastrar meu titulo?

  • o recadastramento do titulo e obrigatorio para todos?

  • quero cadastra meu titulo

  • como cadastrar o titulo de eleitor

  • É obrigatório ser impresso o requerimento ?

    Ou posso levar apenas o numero do protocolo ?

  • quero trasferir meu titulo do ESPIRITO SANTO para B H POSSA fazer onlainepois não tenho como ir a um cartorio estou em um emprgo novo
    trabalho em uma escola.

  • Siga os passos da matéria e veja com atenção cada item mencionado. Dayane em questão de documentos, é sempre interessante você procurar o Órgão e ir diretamente para fazer seu documento, pois o processo é mais rápido.

  • COMO POSSO FAZER UM TITULO DE ELEITO PELA INTERNET

  • eu gostaria de saber se meu titolo de eleitor esta ativo

  • pow nao to consequino fazer titulo pela net
    como e u fazo

  • Preciso me recadastrar e não estou conseguindo.
    Como faço para me cadastrar pela internet ?

  • e seguro cadrastar o titulo no saite sem sair de casa

  • não tenho meu titulo não consigo fazelo guando tentoé uma burocrasia tenho 21anos

  • Quero cadstrar meu titulo e nao consigo…como posso votar

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.