Recadastramento biométrico, como fazer?

Recadastramento Biométrico, como fazer? Esse assunto tem causado dúvidas em muitas pessoas, já que em algumas cidades, o procedimento será obrigatório para as eleições 2016,…

Recadastramento Biométrico, como fazer? Esse assunto tem causado dúvidas em muitas pessoas, já que em algumas cidades, o procedimento será obrigatório para as eleições 2016, enquanto em outras, ele ainda é facultativo ou nem mesmo existe.

Recadastramento biométrico, como fazer? (Foto Ilustrativa)

O sistema biométrico de reconhecimento do eleitor já é realidade no Brasil há alguns anos, mas vem sendo implantado aos poucos. A principal motivação para o uso desta tecnologia nas eleições é aumentar a segurança, inviabilizando as tentativas de fraude na hora de votar.

Nos locais onde a biometria nas eleições já é utilizada, o eleitor é identificado pelas impressões digitais, na hora de votar, o que dificulta bastante a possibilidade de outra pessoa votar em seu lugar, como acontece rotineiramente.

2ª via título de eleitor pela internet

Recadastramento Biométrico, como fazer?

O processo de recadastramento da biometria no TSE é rápido e gratuito (Foto Ilustrativa)

Primeiramente, você deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado para verificar se o recadastramento biométrico está sendo realizado na sua cidade e se ele é obrigatório (em alguns municípios ele é facultativo, enquanto em outros, já é obrigatório).

Para fazer o recadastramento biométrico para votar, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral da sua região, levando documento oficial com foto, comprovante de residência recente, título de eleitor (caso possua) e comprovante de quitação com o serviço militar (para os homens maiores de 18 anos).

O atendimento é realizado nas cidades onde a biometria está sendo implantada (Foto Ilustrativa)

O procedimento é rápido e gratuito, consistindo na atualização dos dados do eleitor (nome, endereço, ocupação, local de votação, etc), na coleta das impressões digitais e da assinatura (em formato digital) e no registro de foto. Ao final, o título de eleitor atualizado é impresso.

Título Net

Vale ressaltar que em algumas cidades, é preciso efetuar agendamento para ser atendido no Cartório Eleitoral e fazer a biometria. Por isso, não deixe de entrar em contato com o TRE para verificar essa informação.

Recadastramento biométrico obrigatório

O objetivo ao usar essa nova tecnologia é evitar as fraudes eleitorais (Foto Ilustrativa)

Nas cidades com recadastramento biométrico obrigatório, quem não realizar o procedimento terá o título cancelado e ficará impedido de votar nas próximas eleições. Além disso, não poderá solicitar passaporte e outros documentos e nem tomar posse em cargo público.

Como regularizar o título eleitoral?

Outras restrições para quem não fizer a biometria obrigatória são a impossibilidade de renovar matrícula em instituições de ensino públicas e de requerer aposentadoria no INSS, se for funcionário público.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top