Tipos e benefícios de chás vermelho

Tipos e benefícios de chás vermelho

Saiba tudo sobre os tipos e benefícios de chás vermelho. A bebida tem sabor forte, mas não é considerada amarga. Ela promete auxiliar a…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

Saiba tudo sobre os tipos e benefícios de chás vermelho. A bebida tem sabor forte, mas não é considerada amarga. Ela promete auxiliar a dieta, facilitando a eliminação dos quilinhos indesejáveis. Também se revela uma excelente aliada para o bom funcionamento do organismo.

Tipos e benefícios de chás vermelho. (Foto: Divulgação)

O chá vermelho é extraído da planta Camellia Sinensis, assim como o chá verde, preto e branco. O seu consumo é bastante comum entre os chineses, mas nos últimos tempos tem encontrado espaço na rotina dos brasileiros. O chá ajuda a emagrecer e desempenha papel importante no combate aos radicais livres.

Rico em componentes favoráveis para a saúde, o chá vermelho faz bem para o corpo. Ele contém cafeína, polifenóis, teofilina, teobromina, vitamina C, vitamina B, catequinas e taninos.

Não basta apenas conhecer as propriedades da bebida, também é importante entender os tipos e benefícios de chás vermelho.

Leia mais: Chá preto para emagrecer

Tipos e benefícios de chás vermelho

O chá vermelho faz bem para a saúde. (Foto: Divulgação)

O chá vermelho a base de Camellia Sinensis não é a única opção disponível no mercado. Nas lojas de produtos naturais, também é possível encontrar o chá vermelho preparado com frutas vermelhas, como é o caso do morango. Nessa matéria, no entanto, iremos focar nas vantagens de consumir o chá de Camellia.

Confira a seguir os benefícios do chá vermelho:

Ajuda a emagrecer

Muitas pessoas afirmam que o chá vermelho ajuda a eliminar até dois quilos por semana. Isso acontece porque a infusão acelera a queima de calorias e também contribui com a sensação de saciedade. Para desfrutar dos poderes emagrecedores do chá, basta tomar quatro xícaras por dia.

A bebida ajuda a perder os quilinhos indesejados. (Foto: Divulgação)

Reduz o inchaço

Sabe o inchaço que toma conta da região abdominal? Pois bem, o chá vermelho promete solucionar esse problema. A bebida tem ação diurética, por isso acaba com a retenção de líquidos no corpo.

Reduz colesterol ruim

O chá vermelho reduz a presença de colesterol ruim no organismo porque possui substâncias antioxidantes. Essa ação, por sua vez, impede o entupimento das veias e artérias.

Combate a depressão

Acredita-se que o chá vermelho minimiza os sintomas da depressão e favorece a sensação de bem-estar, pois atua na modulação de neurotransmissores.

Como preparar chá vermelho?

Em apenas alguns minutos você prepara o seu chá vermelho. (Foto: Divulgação)

O chá vermelho está disponível à venda em folhas ou em pó. O preparo é bem simples: ferva 1 litro de água e adicione 2 colheres (sopa) da erva. Abafe a bebida por dez minutos.  Em seguida, basta coar e consumir o chá quente ou gelado.

Agora que você já conhece os tipos e benefícios de chás vermelho, inclua essa bebida na dieta e tome em média 4 xícaras por dia. Só evite o consumo durante a noite, já que a cafeína pode prejudicar o sono.

Top