segunda-feira, 26 de setembro de 2022 - 26/09/2022 16:37:54
MundodasTribos

A bronquite é um termo utilizado para se referir a uma doença das vias aéreas, mas que costuma causar bastante confusão, até mesmo entre os profissionais da área da saúde. Acabe com as dúvidas sobre o assunto e saiba exatamente o que é e quais os tipos de bronquite.

A bronquite alérgica também é conhecida como asma brônquica. (Foto: divulgação)

O que este artigo aborda:

O que é bronquite

Na linguagem médica o sufixo “ite” é utilizado para se referir a uma inflamação. Portanto, rinite seria a inflamação nasal, celulite a inflamação do tecido adiposo sob a pele, osteomielite a inflamação dos ossos, colite a inflamação do cólon e bronquite a inflamação dos brônquios. Os brônquios são as vias de grande e médio calibre dos pulmões, responsáveis por levar o ar para dentro do sistema pulmonar, durante a respiração.

Tipos de bronquite

Existem vários tipos de bronquite, que variam de acordo com o fator desencadeante, mecanismos envolvidos no processo inflamatório e duração do problema. Os principais tipos de bronquite são:

  • Bronquite viral aguda

Manifesta-se com tosse, dor no peito e rinorréia de coloração esbranquiçada. Os primeiros sintomas costumam ser muito parecidos com um resfriado comum e o problema não dura mais que alguns dias ou semanas. A evolução geralmente é benigna, com resolução espontânea sem necessidade de uso de antibióticos, pois o próprio organismo se encarrega de montar uma resposta imunológica e neutralizar o vírus.

A bronquite é a inflamação dos brônquios. (Foto: divulgação)

  • Bronquite bacteriana

Esse tipo de bronquite pode ser uma complicação da bronquite aguda viral. O quadro é mais arrastado e as secreções são amarelo-esverdeadas. A febre é um sintoma bastante comum e o quadro clínico só melhora com uso de antibiótico, capaz de eliminar as bactérias presentes nos brônquios.

Tipos de bronquite, saiba mais
  • Bronquite crônica

A bronquite crônica apresenta uma evolução que pode durar por meses e até anos, se manifestando como tosse recorrente, na maioria das vezes desencadeada por fatores externos. O exemplo clássico é a bronquite tabágica, onde os sintomas surgem em decorrência da fumaça do cigarro, que provoca sucessivas lesões nas células dos brônquios e facilita a infecções recorrentes.

  • Bronquite alérgica

A inflamação crônica dos brônquios causada por alergia também é conhecida como asma brônquica. Não é incomum encontrar pessoas e até mesmo médicos utilizado o termo “bronquite” como sinônimo de “asma”, por falta de conhecimento da denominação correta, porque o termo “bronquite” é bastante popular ou até mesmo porque a palavra “asma” faz a maioria das pessoas pensarem em algo mais grave e de tratamento complicado.

Essa é uma das inflamações crônicas dos brônquios mais comum e chega a acometer até 5% da população em geral. É mais comum em indivíduos com histórico familiar da doença ou de dermatite atópica e rinite. Em 80% dos casos é possível identificar um fator alérgico desencadeante, e os 20% restantes estão relacionados com fatores não alérgicos, como mudanças climáticas e exercício físico.

O cigarro é o principal causador da bronquite crônica. (Foto: divulgação)

Bronquite é um termo que muitas vezes é utilizado de maneira inadequada, resultando em muita confusão sobre o assunto. Para acabar com as dúvidas vale a pena entender exatamente o que significa esse termo e conhecer os tipos de bronquite.

O conteúdo "Tipos de bronquite, saiba mais" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em .

1

Pode ser do seu interesse

Etec São Vicente, Cursos, Endereço

Etec São Vicente, Cursos, Endereço

Fundo de Investimento BB

Fundo de Investimento BB

Estudar graduação nos Estados Unidos

Estudar graduação nos Estados Unidos

Programa de Estágio da Microsoft 2017 no Brasil

Programa de Estágio da Microsoft 2017 no Brasil

Cobertores: como escolher

Cobertores: como escolher

Concurso Dataprev 2016: edital e cargos

Concurso Dataprev 2016: edital e cargos