Tipos de bronquite, saiba mais

PUBLICIDADE

A bronquite é um termo utilizado para se referir a uma doença das vias aéreas, mas que costuma causar bastante confusão, até mesmo entre os profissionais da área da saúde. Acabe com as dúvidas sobre o assunto e saiba exatamente o que é e quais os tipos de bronquite.

A bronquite alérgica também é conhecida como asma brônquica. (Foto: divulgação)

O que é bronquite

Na linguagem médica o sufixo “ite” é utilizado para se referir a uma inflamação. Portanto, rinite seria a inflamação nasal, celulite a inflamação do tecido adiposo sob a pele, osteomielite a inflamação dos ossos, colite a inflamação do cólon e bronquite a inflamação dos brônquios. Os brônquios são as vias de grande e médio calibre dos pulmões, responsáveis por levar o ar para dentro do sistema pulmonar, durante a respiração.

Tipos de bronquite

Existem vários tipos de bronquite, que variam de acordo com o fator desencadeante, mecanismos envolvidos no processo inflamatório e duração do problema. Os principais tipos de bronquite são:

PUBLICIDADE
  • Bronquite viral aguda

Manifesta-se com tosse, dor no peito e rinorréia de coloração esbranquiçada. Os primeiros sintomas costumam ser muito parecidos com um resfriado comum e o problema não dura mais que alguns dias ou semanas. A evolução geralmente é benigna, com resolução espontânea sem necessidade de uso de antibióticos, pois o próprio organismo se encarrega de montar uma resposta imunológica e neutralizar o vírus.

A bronquite é a inflamação dos brônquios. (Foto: divulgação)
  • Bronquite bacteriana

Esse tipo de bronquite pode ser uma complicação da bronquite aguda viral. O quadro é mais arrastado e as secreções são amarelo-esverdeadas. A febre é um sintoma bastante comum e o quadro clínico só melhora com uso de antibiótico, capaz de eliminar as bactérias presentes nos brônquios.

  • Bronquite crônica

A bronquite crônica apresenta uma evolução que pode durar por meses e até anos, se manifestando como tosse recorrente, na maioria das vezes desencadeada por fatores externos. O exemplo clássico é a bronquite tabágica, onde os sintomas surgem em decorrência da fumaça do cigarro, que provoca sucessivas lesões nas células dos brônquios e facilita a infecções recorrentes.

  • Bronquite alérgica

A inflamação crônica dos brônquios causada por alergia também é conhecida como asma brônquica. Não é incomum encontrar pessoas e até mesmo médicos utilizado o termo “bronquite” como sinônimo de “asma”, por falta de conhecimento da denominação correta, porque o termo “bronquite” é bastante popular ou até mesmo porque a palavra “asma” faz a maioria das pessoas pensarem em algo mais grave e de tratamento complicado.

PUBLICIDADE

Essa é uma das inflamações crônicas dos brônquios mais comum e chega a acometer até 5% da população em geral. É mais comum em indivíduos com histórico familiar da doença ou de dermatite atópica e rinite. Em 80% dos casos é possível identificar um fator alérgico desencadeante, e os 20% restantes estão relacionados com fatores não alérgicos, como mudanças climáticas e exercício físico.

O cigarro é o principal causador da bronquite crônica. (Foto: divulgação)

Bronquite é um termo que muitas vezes é utilizado de maneira inadequada, resultando em muita confusão sobre o assunto. Para acabar com as dúvidas vale a pena entender exatamente o que significa esse termo e conhecer os tipos de bronquite.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.