Tintura de Cabelo para Gestantes

Mulheres e homens já sabem que as gestantes não podem pintar o cabelo, certo? No entanto, você sabe o real motivo desta proibição? De…

Mulheres e homens já sabem que as gestantes não podem pintar o cabelo, certo? No entanto, você sabe o real motivo desta proibição? De acordo com especialistas, qualquer tratamento químico no cabelo, incluindo a tintura pode resultar no aparecimento de reações alérgicas nas futuras mamães, mesmo se a mulher nunca teve este problema.

Gestantes devem tomar cuidado com as tinturas de cabelos (Foto: Divulgação)

O corpo muda durante a gestação

Durante a gestação, o corpo feminino sofre muitas transformações e modificações, a começar pela alteração do nível de hormônios. Pode parecer estranho, mas muitas mulheres durante a gravidez passam a ter alergia até mesmo com um batom vermelho, e isso se deve a uma pele mais hidratada que absorve com maior facilidade qualquer substância, onde consequentemente ocorre uma possível irritação. Desta forma, após a pintura dos fios, o couro cabeludo pode começar a sofrer com vermelhidão e coceira constante. Por este motivo, durante a gestação a mulher deve ficar longe de produtos químicos, principalmente ao longo dos três primeiros meses, já que além de irritações, as substâncias químicas também podem resultar em abortos espontâneos.

Produtos químicos podem gerar problemas

O grande problema fica por conta dos produtos químicos que possuem grande quantidade de substâncias agressivas, como por exemplo, o formol, o benzeno e amônia, as quais são facilmente absorvidas pelo couro cabeludo. Após os três primeiros meses de gestação, a mulher está permitida a fazer o uso de produtos tonalizantes, os quais são infelizmente removidos com algumas lavagens.

Outra opção para a gestante é fazer o uso da henna, produto que pode substituir a tintura e é constituída por elementos adquiridos pela trituração de plantas secas, motivo pelo qual a faz não interferir no desenvolvimento e crescimento do feto. De acordo com especialistas, a mulher grávida também pode optar pelo procedimentos químicos em que a tintura não é aplicada diretamente na raiz dos fios, como por exemplo, os reflexos e as mechas, processo em que utiliza-se uma touca para evitar que o produto entre em contato com o couro cabeludo.

Dica para ter cabelos bonitos na gestação

Uma ótima dica para que a mulher tenha madeixas bonitas durante os nove meses de gestação, seja alisamento ou tintura, é indicado que a mesma passe a lavar o cabelo com maior frequência, sendo que apesar da redução da queda devido a menor quantidade de progesterona no organismo, os fios ganham um aspecto mais bonito já que a oleosidade tende a aumentar nesta fase.

No entanto, já após o parte, fase denominada de eflúvio telógeno agudo, momento em que o organismo da mulher volta à normalidade lentamente, o cabelo começa a cair muito. É comum e é como se todos os fios que deixaram de cair durante os nove meses da gestação passassem a cair todos de uma só vez, enfim, não se preocupe, pois é temporário. No entanto, se a situação não se estabilize e volte ao normal é indicado que você recorra a ajuda profissional, ou seja, procure um dermatologista para encontrar a causa da queda dos fios.

Contudo, é importante ressaltar que tanto para a saúde do bebê e da futura mamãe é recomendado que a mulher deixe de lado os alisamentos e as tinturas por apenas nove meses, depois é possível voltar a ter os mesmos cuidados com a sua beleza, mas isso não significa que você deva desleixar e deixar de se cuidar. Assim, para uma melhor e perfeita formação do bebê evite a realização de tratamentos químicos, e lembre-se é melhor prevenir do que remediar, ou seja, nada de um pintadinha aqui, um retoque ali, enfim, o alerta foi dado. Pense em primeiro lugar no seu filho, algo que verdadeiramente não será difícil para uma mãe que deseja vê-lo crescendo saudavelmente e feliz, não? Por fim, tenha uma boa gestação!

 


Top