Teste Vocacional – Descubra sua vocação

Nem sempre é simples descobrir “o que você quer ser quando crescer”. Na maioria das vezes é bem complicado investir em uma carreira com…

Nem sempre é simples descobrir “o que você quer ser quando crescer”. Na maioria das vezes é bem complicado investir em uma carreira com confiança de que você vai querer fazer isso pro resto da vida, e assim, muitas acabam se desiludindo, desistindo e perdendo o foco. Por isso, testes vocacionais são muito importantes.

Faça o teste vocacional e descubra que rumo tomar (Foto: Divulgação)

Como funciona o teste vocacional?

O teste vocacional, em geral, trabalha com um questionário com perguntas pré-montadas, para que você possa tentar descobrir como o seu perfil é, e para que áreas ele se enquadra. O teste sempre usa questões simples, com algumas alternativas, sem resposta certa ou errada, mas sim com respostas diferentes, que aponta características individuais. Teste vocacional funciona como um apanhado de questões que analisa o seu psicológico.

Teste a sua vocação (Foto: Divulgação)

Onde fazer testes vocacionais?

Muitos sites oferecem testes vocacionais gratuitamente, que podem te ajudar a entender qual profissão você vai se dar bem e gostar de fato. Veja a seguir uma listinhas de links de testes vocacionais que você pode fazer para te ajudar a tomar decisões sobre o seu futuro profissional:

http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

– http://www.sc.senac.br/florianopolis/hotsite2/teste/teste_vocacional.html

– http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp

http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/

Dicas para escolher a carreira certa

Muitos testes vocacionais apontam áreas vastas em que você possa se identificar mais. É comum que o teste dizer que você tem habilidade para exatas, mas não dizer ao certo qual faculdade é recomendada, por isso, é preciso prestar atenção em alguns aspectos.

O primeiro deles é o mercado de atuação do profissional. Analise se você tem todas as características necessárias para se tornar um profissional de qualidade a área pretendida. Veja também em que você pode trabalhar depois que se formar. Assim vai poder avaliar se alguma dessas possibilidades é o que você realmente quer para a sua vida. Depois, avalie o retorno financeiro da profissão e veja se existe alguma alternativa mais rentável para o seu perfil, mas nunca escolha uma formação somente por dinheiro. É preciso ter o mínimo de afinidade para ser um bom profissional.

Leia Também:  As carreiras que têm mais a ver com você para 2015

Top