Teste de proficiência em espanhol

Conquistar uma bolsa de estudos ou trabalhar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Como um dos primeiros passos para isso estão o…

Por Editorial MDT em 08/06/2012

Conquistar uma bolsa de estudos ou trabalhar no exterior é o sonho de muitos brasileiros. Como um dos primeiros passos para isso estão o estudo de um idioma estrangeiro como o inglês o espanhol para chegar ao exterior bem preparado. Em programas de intercâmbio em que o objetivo é aprender uma nova língua ou aprimorar o que já foi aprendido em seu país de origem, não há necessidade de dominar o idioma estrangeiro. Por outro lado, quando a viagem é feita com o intuito de estudar matérias em uma faculdade do exterior, fazer um curso de especialização, mestrado ou doutorado é necessário ter conhecimentos no idioma.

Oportunidades de trabalho no exterior exigem diplomas de idioma estrangeiro (Foto:divulgação)

Para quem deseja trabalhar e precisa se comunicar com eficiência com os colegas de trabalho, clientes e chefes, ter fluência também é importante. Os principais exames de proficiência em língua inglesa são o TOEFl, TOEIC, IELTS e o CPE. Com relação ao espanhol, por sua vez, os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são os principais testes utilizados.

Cada vez mais brasileiros viajam ao exterior (Foto: divulgação)

Teste para ingresso em instituições de ensino

Conhecido como DELE, o exame é o certificado oficial do Ministério da Educação, Cultura e Esporte Espanhol e do Instituto Cervantes para solicitação de bolsas de estudo e aprovação em universidades. O teste pode comprovar os conhecimentos em seis níveis de aprendizado: inicial (A1,A2,B1), intermediário (B2) e Superior (C1 e C2).

Amplie seus horizontes com uma experiência internacional (Foto: divulgação)

Para quem deseja dar aulas

Quem possui o certificado de nível avançado pode, inclusive, tornar-se professor de espanhol. O exame é constituído de perguntas de múltipla escolha com gramática e interpretação de texto. Além disso, há testes que avaliam a compreensão auditiva, a expressão oral e a redação. As provas são realizadas em maio, agosto e novembro, em mais de 700 centros de exame de mais de 100 nações. Para mais informações sobre o exame acesse o site oficial: http://diplomas.cervantes.es/.

Deseja cursar inglês aqui no Brasil? Saiba mais: Sites para aprender idiomas de graça

Aula experimental grátis em escolas de idiomas

Saiba mais sobre exames de proficiência: Teste de proficiência em inglês

Top