Teste de HIV: como fazer, onde fazer

A Aids é uma doença fatal, quando não adequadamente tratada. Por isso, é muito importante que os indivíduos que tenham uma vida sexualmente ativa,…

A Aids é uma doença fatal, quando não adequadamente tratada. Por isso, é muito importante que os indivíduos que tenham uma vida sexualmente ativa, façam o teste de HIV. Ele consiste em um exame rápido e que colabora no diagnóstico precoce da doença. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o teste de HIV: como fazer e onde fazer.

Saiba o que fazer diante do teste de HIV positivo.

O teste de HIV deve ser realizado por qualquer pessoa que tenha uma vida sexualmente ativa. (Foto: divulgação)

 Conheça mais sobre o teste de HIV

O diagnóstico da infecção pelo HIV (vírus responsável por causar a Aids) é realizado através de testes simples. Todos eles tem como base a coleta de uma amostra de sangue, na qual será pesquisada a presença ou não do agente causador.

Segundo dados, no ano de 2009, cerca de 1,9 milhões de testes de HIV foram realizados no território nacional. Um dado que demonstra um aumento significante comparado ao ano de 2005, quando o procedimento foi introduzido ao SUS (Sistema Único de Saúde).

 Locais onde o teste de HIV pode ser realizado

Os testes de HIV podem ser realizados em qualquer laboratório de saúde pública. Os indivíduos devem procurar atendimento nas unidades básicas de saúde, como os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) ou, caso preferir, em laboratórios particulares. É importante ressaltar que nos CTAs, o exame é realizado de forma gratuita e anônima.

O ideal é que o indivíduo busque a orientação de um médico especialista para que ele possa dar informações gerais, de forma a aliviar as diversas angústias.

Os testes de HIV estão disponíveis gratuitamente na rede SUS. (Foto: divulgação)

 Aconselhamento pós teste HIV

Logo após a realização da coleta e da execução do teste, o indivíduo será encaminhado para o aconselhamento. Este é realizado de forma cautelosa, antes e depois do teste, o que facilitará a correta interpretação do resultado. É importante ressaltar que todos os testes são realizados de acordo com a norma definida pelo Ministério da Saúde e segue as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia Também:  Novo DVD da Mulher Melancia será Lançado Depois do Carnaval

 Conhecendo mais sobre os testes de HIV

Existem alguns exemplos de testes de HIV disponíveis na rede SUS. Conheça abaixo alguns exemplos deles.

  • Elisa – é um tipo de teste HIV muito utilizado para o diagnóstico da Aids. O exame é baseado na procura de anticorpos no sangue do indivíduo que surgem logo após o contato com o vírus causador do problema. Seu resultado costuma ser rápido, porém pode apresentar dúvidas.
  • Western Blot – é um tipo de teste HIV mais sensível e preciso. Da mesma forma que o Elisa, esse teste também pesquisa anticorpos anti-HIV no sangue do indivíduo.

    Saiba mais sobre o teste de HIV. (Foto: divulgação)

A Aids é um doença muito temida em nosso meio. Após conhecer alguns exemplos de testes HIV e como fazer, basta procurar o atendimento público mais próximo e solicitar a sua realização. Com certeza, é uma ótima forma de evitar futuras e graves consequências.

Conheça alguns mitos e verdades sobre o HIV.

Top