Ternos: Saiba Como Escolher o Modelo Ideal

Tudo bem que a habitual preocupação dos homens com a moda não costume envolver ternos. Grande parte deles sequer precisam usa-los para trabalhar, porém…

Tudo bem que a habitual preocupação dos homens com a moda não costume envolver ternos. Grande parte deles sequer precisam usa-los para trabalhar, porém por mais que possa ser raro, sempre pode haver algum dia ou ocasião onde o uso do terno seja necessário, e neste dia talvez pedir emprestado não seja a melhor ideia. Neste caso, é melhor saber como fazer sua compra e de que forma escolher a peça ideal.

Veja algumas dicas que podem ajudar nesta missão.

Fundamental: Esta dica vem do Fashion Bubbles: para saber se a peça está ajustada de forma adequada ela deve estar reta, sem pregas ou volumes.

– Ombros: De acordo com o Estilo IG, verificar como a peça está nos ombros é o ponto mais importante. Não deve sobrar e nem faltar, mas sim estar na medida exata. Verifique também as ombreiras, se não estão grandes demais.

Comprimento: Quanto a este, o Estilo IG dá a dica de que ele deve terminar a meio palmo do fim do braço.

Comprimento da manga: Segundo informações do Guia de Ternos, é fundamental estar atento ao comprimento da manga do terno, sendo que ela nunca deve esconder a manga da camisa. A manga da camisa deve ficar entre meio e um centímetro mais comprido que a do terno.

Abotoamento: O blog Fashion Bubbles indica que a melhor opção é o abotoamento simples, ou seja, de dois botões. Este estilo é bastante versátil e capaz de favorecer tanto homens mais altos quanto os mais baixos.

Lapela: A indicação do Fashion Bubbles é de que ela deve ser reta, sem cobrir o primeiro botão. E este deve ficar mais baixo, tendo como parâmetro a altura de quem o veste, pois isso ajuda a proporcionar harmonia. Um exemplo dado pelo blog é o de que um homem baixo deve vestir um paletó em que o primeiro botão esteja mais baixo, dando assim a impressão de alongar o corpo.

Leia Também:  Óculos Triton Eyewear coleção Giovanna Antonelli

Ajuste e cintura: Isso mesmo, a cintura não é apenas uma preocupação feminina. A explicação do Fashion Bubbles é de que isso é necessário justamente porque os ternos quadrados e largos não caem bem para a silhueta e mesmo para aqueles com o quadril maior o modelo deve ser cinturado. Neste caso, embora com a preocupação com o ajuste na cintura o terno deve ser mais reto e com vents dupla, para proporcionar maior sensação de movimento.

Calças: Quanto ao que diz respeito ao básico sobre calças, elas devem estar em tamanho adequado, e para verificar isso siga a orientação do Estilo IG. Basta sentar-se e observar se ela ficou estufada e os bolsos apertados. Se isso acontecer, é hora de apelar para uma calça de um número maior. Quanto a barra, ela pode ser a tradicional ou italiana (permanentemente dobrada), permitida somente para os mais altos pois dá a sensação de achatamento. Já para o comprimento, o Guia de Ternos, afirma que a barra nunca deve deixar a meia a mostra, porém não deve cobrir todo o sapato.

Cores: Se você deseja versatilidade, o Guia de Ternos sugere o azul marinho – tão importante quanto o pretinho básico da mulher – e o cinza um pouco mais escuro, próximo de um cinza chumbo.

Fontes:

– Estilo IG: 10 dicas para escolher um terno.

Fashion Bubbles: Como escolher o terno ideal.

– Guia de ternos: Como escolher o seu primeiro terno.

Top