segunda-feira, 15 de agosto de 2022 - 15/08/2022 15:12:34
MundodasTribos

Criado em fevereiro de 2020, pelo Banco Central, o Pix surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e fazer transferências entre bancos distintos de forma rápida, prática e sem custo adicional. 

Porém, como todo serviço novo, ainda existem algumas dúvidas em relação a como usar o Pix, sendo uma das maiores a seguinte: é possível ter uma chave Pix em mais de um banco? Continue lendo esse post e venha descobrir!

O que este artigo aborda:

É possível Pix em mais de um banco?

Sim, é possível que você tenha chaves Pix em mais de um banco. Desta forma, se você tem conta em dois bancos, por exemplo, você pode realizar o cadastro de chaves Pix nos mesmos. Mas vale ressaltar que as chaves Pix precisam ser distintas. Se você cadastrar sua chave de CPF em um dos bancos, precisará utilizar outras chaves diferentes no outro banco.

É possível Pix em mais de um banco?

Pix em mais de um banco. Fonte/Reprodução; original.

No entanto, se você tiver dois números de telefone ou dois e-mails distintos, é possível cadastrar cada um em um banco. Não sendo chaves iguais, você pode cadastrá-la sem maiores problemas.

Posso ter quantas chaves Pix?

Depois de descobrir que você pode ter chaves Pix em bancos diferentes, a pergunta de quantas chaves Pix você pode ter surge.

Em termos gerais, uma pessoa física pode ter cinco chaves Pix, seja em contas correntes ou poupança. Já para pessoa jurídica, esse limite é bem maior, sendo de vinte chaves Pix por conta jurídica.

Como funciona a chave Pix?

A chave Pix, como citado anteriormente, é uma forma de receber e realizar pagamentos de forma rápida. Essa chave Pix irá funcionar como uma forma de identificação do usuário, não sendo necessário o mesmo fornecer dados relacionados à sua conta, como agência e número da conta, além de dados pessoais, para receber um pagamento.

A chave Pix pode ser criada de quatro formas:

  • Com o número do seu CPF ou CNPJ;
  • Seu e-mail;
  • Seu telefone ou celular;
  • Chave aleatória, criada pelo sistema, com 32 dígitos.

No momento de criar sua chave Pix, basta escolher a que será melhor para você e cadastrá-la. 

Como cadastrar?

Para cadastrar sua chave Pix é preciso que você tenha uma conta poupança, corrente ou uma carteira digital, em qualquer instituição financeira.

Você poderá realizar o cadastro dentro do próprio aplicativo do seu banco ou na opção de internet banking. Para isso, basta abrir o app ou site, ir na opção de Pix, escolher sua chave Pix e seguir os passos de cada instituição.

Como cadastrar?

Dicas de como cadastrar. Fonte/Reprodução: original.

Após isso, você já poderá passar sua chave Pix para terceiros, para receber pagamentos, assim como também pode pegar a chave Pix para realizar pagamentos. No momento de fazer um Pix, é importante que você confirme o nome da pessoa que irá receber, pois esse dado aparece na tela, além da instituição financeira do recebedor.

Depois da confirmação, em poucos segundos o recebedor terá o valor creditado em sua conta. 

Como checar as suas chaves Pix cadastradas?

Você pode realizar a checagem das suas chaves Pix cadastradas no aplicativo do seu próprio banco e no Registrato, que é uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central.

Contudo, para conseguir acessar o Registrato, é necessário que você tenha uma conta no Banco do Brasil, na Caixa Econômica, no Santander, no Itaú, no Bradesco, no Sicredi ou no Sicoob.

O cadastro no Registrato pode ser feito diretamente pelo aplicativo do seu banco, basta encontrar a opção “Registrato” do mesmo. Após isso basta entrar na página do Registrato e consultar a opção das suas chaves Pix.

Pelo aplicativo do banco, no entanto, esse processo é bem mais simples. Para realizar a checagem, basta ir na tela inicial do app, procurar por Pix e depois clicar na opção “Minhas chaves” ou “Configurar Pix”, isso dependerá da sua instituição financeira.

Agora que você já sabe como cadastrar sua chave Pix, quantas chaves é possível ter e que é viável ter uma chave Pix em mais de um banco, não perca tempo e utilize este sistema que irá facilitar sua vida!

 

O conteúdo "Posso ter Pix em mais de um banco? Descubra!" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Banco em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Quais taxas cobradas pelos bancos por serviços prestados?

Quais taxas cobradas pelos bancos por serviços prestados?

Sicoob telefone: qual contato?

Sicoob telefone: qual contato?

Saiba como acessar os canais Banco Pan: Whatsapp, central de atendimento e SAC

Saiba como acessar os canais Banco Pan: Whatsapp, central de atendimento e SAC

Como abrir Conta na Caixa pelo Celular?

Como abrir Conta na Caixa pelo Celular?

Como abrir uma Conta Poupança na Caixa?

Como abrir uma Conta Poupança na Caixa?

Como ver minha fatura do Santander?

Como ver minha fatura do Santander?