sábado, 4 de fevereiro de 2023 - 04/02/2023 02:22:07
MundodasTribos

Já sabe o que é a teoria da demanda? É sobre isso que iremos abordar neste conteúdo! Mas com certeza, você já deve ter reparado que nas prateleiras há vários produtos que vão embora rapidamente e outros permanecem no mesmo lugar e isso pode ser explicado através da Teoria da Demanda. 

Esse princípio no qual especialistas em economia acreditam, que há uma forma certa de estabelecer o preço de um determinado bem. Os economistas que defendem esta teoria, acreditam que o consumidor é o termômetro que vai garantir se um determinado produto é mais barato ou mais caro que os outros. 

Sendo assim, a demanda consiste o que o cliente justifica ao comprar um determinado bem ou serviço. O objetivo deste texto é, portanto, explicar o que é a Teoria da Demanda e qual é a sua importância. 

O que este artigo aborda:

O que é a teoria da demanda?

A Teoria da Demanda consiste no termo que tem como base a curva da demanda, que se baseia no desejo do consumidor com a quantidade de bens disponíveis. Sabe aquela expressão da lei da oferta e da procura? Sem contar que é um contra-argumento da teoria  do Keynesianismo, que até hoje divide os economistas se isto é o certo a se fazer. 

O que é a teoria da demanda?
Fonte/Reprodução: original.

É praticamente isso, pois economistas a favor deste princípio econômico acreditam que quanto mais um produto esteja disponível, a demanda dele cai e, consequentemente, o preço. 

Muitos utilizam a teoria da demanda para estabelecer o preço que será vendido cada produto, baseando-se na mente do consumidor e também do empresário. Quando a demanda e a oferta está em um mesmo patamar, os especialistas apontam que alcançou o estágio de equilíbrio. 

Quais são os fatores que influenciam a demanda?

Dentro deste conceito, os pesquisadores explicam os fatores principais que influenciam na demanda do consumidor. Dentre eles está a satisfação e vontade dos desejos do consumidor, a sua utilidade para o cotidiano de uma sociedade, a preferência por um determinado produto e também interesses empresariais. 

Então, se houver uma queda na procura de algum produto existente, o preço do mesmo pode elevar ou diminuir. Logo, o preço estabelecido de um bem é estabelecido pela demanda do consumidor. 

Como a teoria da demanda é utilizada pelas empresas?

É com a teoria da demanda que os empresários vão entender o que o cliente deseja de um determinado produto, reformulando assim o seu público-alvo e também criando as novas estratégias de marketing. 

Como a teoria da demanda é utilizada pelas empresas?
Fonte/Reprodução: original.

Por isso, eles utilizam para entender o que precisa ser feito para aumentar a procura pela compra sem perder a qualidade dos produtos e manter o preço que possa gerar economia ao cliente e lucros para as empresas. Quer dizer que com a teoria da demanda, as empresas regulamenta o mercado e estimula a lei da oferta e da procura.  

Qual a importância da teoria da demanda para os economistas?

A importância da teoria da demanda para os economistas é uma forma de compreender como o comportamento do consumidor pode estabelecer nos preços de um determinado produto ou serviço. 

Além disso, ele se baseou na construção do Keynesianismo, criado por John Keynes durante o período da Crise Econômica de 1929, nos Estados Unidos, que compreende que a economia poderia ser interferida se fosse necessária. 

Por isso, Keynes defendia a demanda afetiva, uma vez que a teoria da demanda poderia apresentar uma relação negativa entre o preço de um bem e sua demanda. 

Existem outras teorias que complementam a teoria da demanda?

Outras teorias que complementam a teoria da demanda que é a Lei da Demanda, que diz que o valor do preço tem que ser inversamente proporcional a procura dele nas prateleiras. 

Com isso, você entendeu a origem do termo “lei da oferta e demanda”, e com certeza irá olhar o comércio de um jeito diferente. Agora que você tem um conhecimento sobre a Teoria da Demanda, compartilhe este artigo para mais pessoas que gostam de estudar economia. 

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

1

Pode ser do seu interesse

Franquia Loja 6 do Ratinho, quanto custa

Franquia Loja 6 do Ratinho, quanto custa

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Como fazer um Empréstimo Pessoal online

Como fazer um Empréstimo Pessoal online

Dívida de cartão de crédito: perigos

Dívida de cartão de crédito: perigos

Bilhetes da loteria terão espaço para apostador adicionar CPF

Bilhetes da loteria terão espaço para apostador adicionar CPF

Acabe com o desperdício e faça o seu dinheiro render

Acabe com o desperdício e faça o seu dinheiro render