10 dicas para aumentar as vendas

Em momentos que a empresa deixa de faturar o esperado, ou que o mercado sinaliza que é hora de ampliar os negócios, aumentar o…

Tenha sucesso nas vendas com medidas simples (Foto: DIvulgação)

Em momentos que a empresa deixa de faturar o esperado, ou que o mercado sinaliza que é hora de ampliar os negócios, aumentar o faturamento é preciso. Para faturar mais, é preciso vender mais, por isso impulsionar as vendas é mais que necessário para ter bons resultados. Mas a empresa precisa saber se sua estrutura atende a possível demanda de clientes que as estratégias e ações poderão trazer para o negócio. Por isso, faça uma análise minuciosa do que o seu negócio precisa para atender a demanda de cliente. Veja algumas dicas para aumentar as vendas:

1 –  Seja cauteloso:

Com certeza essa é a dica mais óbvia, porém uma das menos seguidas. Ser cauteloso significa analisar o mercado e não investir diante de um impulso de faturar mais, seja lá por qual motivo for. Agir por impulso reduzindo os preços dos itens ou investindo em material de publicidade, não é a melhor solução. Antes de tomar qualquer atitude, avalie com prudência.

2 – Avalie as falhas da empresa:

Quando as vendas não são como o esperado, é natural que o setor de vendas seja cobrado, porém, antes de sair por aí apontando os erros de seus funcionários, reveja as falhas de procedimentos internos. Ouça os motivos que impactam diretamente nas vendas e trabalhe para que eles sejam melhorados. Depois de fazer a sua parte, você terá mais autonomia e crédito para cobranças de resultado.

3 – Aposte no diferencial:

O seu negócio só está de portas abertas porque possui um diferencial, então aposte nele. Se o que faz as pessoas comprarem em seu estabelecimento, ou o seu produto é o preço, foque nisso, porém, não se esqueça de manter a qualidade no atendimento e dos produtos comercializados.

Ouça o seu cliente (Foto: DIvulgação)

4 – Tenha um olhar critico

Leia Também:  Pronatec Copa, Cursos gratuitos, SE - 2012

Muitos motivos podem fazer com que sua empresa tenha queda de faturamento, inclusive a situação do mercado. Por isso,  além de identificar os problemas internos da companhia ou loja, procure os fatores externos que impactaram diretamente nas finanças. Algumas coisas não têm como mudar, mas tem como se prevenir da melhor forma.

5- Compreenda o cliente

Observe o que o cliente quer, as peças mais vendidas e foque nos produtos com maior aceitação. Faça pesquisa de satisfação. Escutar o que o cliente tem a dizer é muito importante. Muitas vezes pequenas mudanças faz toda a diferença. Se souber o que o cliente espera do seu estabelecimento terá mais sucesso.

6. Amplie seu negócio

Buscar novos públicos ou ampliar o seu estabelecimento é um meio de gerar mais receita. Mas isso deve ser feito com calma. Estude novos pontos para instalar a sua loja ou empresa, compre novos produtos focando um novo público. Porém, uma ampliação só é bem-vinda quando existe dinheiro em caixa suficiente para isso.

Inviste em divulgação por meio da internet (Foto: Divulgação)

7 – Qualifique

A capacitação profissional é fundamental para ampliar o faturamento. Muitos empresários não investem em qualificação por acreditarem que não é um investimento, mas sim um custo desnecessário. Treine a força de vendas para atender o cliente da melhor forma, além de conseguir identificar oportunidade de negócio. Dessa forma a sua empresa irá faturar ainda mais.

8 – Promoções

Quando se quer ampliar as vendas logo se pensa em promoções. Esse artifício dá muito certo, mas deve ser utilizado com cautela. Repare que as lojas só fazem promoções em situações pontuais, como por exemplo, troca de coleção e queima de estoque. Nessas situações, a intenção é arrecadar ao menos o valor de custo do produto, para ter capital de giro, além de liberar espaço para novos produtos.

Leia Também:  Novas Regras Financiamento Minha Casa Minha Vida - Imóveis Populares

9 – Publicidade

Use a comunicação ao seu favor e divulgue a sua marca. Coloque anúncios em jornais, revistas e sites. Mostre para o seu público que você está pronto para atendê-lo. As pessoas precisam identificar que o seu produto existe. Não pense na publicidade como um gasto, mas sim como uma aplicação de verba, um investimento necessário para toda empresa que quer crescer ou se manter no negócio.

10 – Abuse da internet

A internet é o meio mais barato de se fazer marketing. Crie contas nas redes sociais que leve o nome da sua marca e tenha um canal direto de comunicação com o seu cliente. Não deixe de investir em publicidade online. Se possível, contrate uma empresa para administrar a sua imagem na internet.

Top