Tenis ideal para cada atividade física – Como escolher

PUBLICIDADE

Sabemos muito bem que fazer atividades físicas é essencial para a saúde do corpo e da alma. No entanto, a escolha adequada de um calçado pode fazer toda a diferença durante esta prática, que deve ser segura e prazerosa.

Veja o tipo de calçado apropriado para cada atividade:

Futebol

Conhecidos como chuteiras, esses calçados possuem travas no solado que permitem ao esportista uma melhor aderência ao gramado, fazendo com que ele não se machuque ou sofra uma lesão por escorregões ou quedas. As alturas das travas são diferenciadas para cada tipo de quadra, dando melhor arranque e segurança nas mudanças de direções. Seus cadarços ficam bem rentes e propiciam mais conforto ao contato com a bola, a fim de melhorar o desempenho do jogador e evitar possíveis lesões nos pés. Para quem pratica este esporte em gramado sintético, modelos de gomos menores são os mais adequados.

PUBLICIDADE
Escolha suas chuteiras de acordo com o modelo de piso ou gramado.

Para quem pratica futsal, os tipos com o solado de borracha aderem melhor ao piso, evitando torções nos joelhos e tornozelos. Como a bola de futsal possui maior dureza, a biqueira deste tipo de tênis é acolchoada ou de plástico para evitar também que as unhas ou os dedos sejam machucados.

Corrida

Para melhor segurança, este tipo de calçado exige um estudo minucioso do seu tipo de pisada, seja ela pronada – que força o pé para dentro – ou supinada – que o faz para fora.

Opte pelos modelos mais leves.

Os modelos mais leves e com molas são os mais adequados pois garantem o equilíbrio do corpo na corrida e diminuem os impactos.

Academia

Os calçados mais abertos e bem ventilados promovem um exercício mais agradável. Os modelos de couro e nylon são os mais procurados, devido sua eficiência nesta pratica.

PUBLICIDADE

Vôlei

São modelos mais simples, que garantem estabilidade na quadra. É necessário um maior amortecimento na parte da frente, visto que o atleta cai primeiro com a ponta dos pés.

Basquete

Esse modelo exige mais segurança e conforto que os demais citados. Pelo fato do basquete ser um esporte de impacto, os calçados devem ser de cano alto para proteger o tornozelo de torções causadas pelos inúmeros saltos. Existem também espirais na sola do tênis que facilitam a rotação e o desempenho do pivô. Estes movimentos bruscos podem causar o rompimento dos ligamentos dos joelhos, por isso todo cuidado é pouco na hora de escolher o sapato ideal.

Tênis para jogar basquete

Dica: ao comprar o calçado esportivo ideal, procure fazê-lo no final do dia ou depois de malhar, quando os pés estarão mais cansados. Prove-os com meias apropriadas, preferencialmente as de algodão, que serão as mesmas a serem utilizadas durante os exercícios físicos.

Verifique a facilidade ao movimentar os dedos quando estiver usando o calçado, e procure andar ou até mesmo dar uma breve corrida pela loja. O calcanhar deve estar sempre rente ao tênis, caso contrário as indesejadas bolhas aparecerão.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.