quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:20:40
MundodasTribos

É importante saber qual é o tempo de processamento de um passaporte, afinal ele é um documento fundamental para brasileiros que pretendem viajar para países fora do Mercosul.

É essencial que o passaporte seja emitido antes de começar a comprar as passagens e resolver assuntos relacionados à viagem. Afinal, sem ele, você não pode viajar para países que não pertencem à América do Sul.

O documento é emitido pela Polícia Federal e atualmente possui validade de dez anos. Para tirar o passaporte não tem segredo e é mais simples do que imagina. Basta reunir alguns documentos solicitados para apresentar no dia da emissão e realizar alguns passos.

Neste conteúdo reunimos algumas informações sobre o tempo de processamento de um passaporte, como solicitar e muito mais. Continue no texto!

O que este artigo aborda:

Qual o tempo de processamento de um passaporte normalmente?

Atualmente é comum que o tempo de processamento de um passaporte seja de mais ou menos seis dias úteis, conta a partir do dia do atendimento.

Como funciona para solicitar o passaporte?

Para solicitar o passaporte primeiramente é necessário agendar um atendimento para o dia da emissão. Esse procedimento é feito online no site da Polícia Federal.

Como funciona para solicitar o passaporte

Fonte/Reprodução: original

Primeiro reúna todos os documentos necessários, preencha o formulário no site, pague o boleto emitido, agende o atendimento e compareça no local indicado com os tudo necessário.

Documentos necessários

Confira abaixo os documentos necessários para solicitar seu passaporte:

  • Documento de Identificação (RG, CNH ou Carteira de Trabalho);
  • CPF;
  • Certidão de Casamento;
  • Foto 5X7 para crianças menores de 5 anos.

Em alguns casos, como de homens, por exemplo, é importante verificar cada documento necessário que pode variar. Para quem mudou de nome por conta do casamento, também é importante que leve a Certidão de casamento.

Preenchimento do formulário

O preenchimento do formulário é bem simples. Primeiro você vai informar seus dados pessoais, depois os documentos, alguns dados complementares e confirmar seus dados é o último passo. Tenha atenção ao verificar se seus dados estão corretos.

Taxa de emissão do passaporte

Após o preenchimento do formulário, você vai gerar o boleto GRU. O valor de pagamento é R$ 257,25 e o boleto pode ser pago no local de sua preferência, pode ser internet, lotéricas e outros. Após o pagamento é feito o agendamento através do site da Polícia Federal e esse passo é feito apenas após a confirmação do pagamento.

Agendamento na PF

Com o pagamento efetuado e confirmado, já é possível fazer o agendamento. Para isso, basta voltar ao site da Polícia Federal e acessar a parte de Agendamento de Atendimento. Acesse com o CPF e outras informações pedidas. Na plataforma você terá acesso a informações importantes, como postos disponíveis mais próximos, horários e dias.

Se estiver com mais de um passaporte para mais pessoas, é possível fazer todos de uma vez.

Comparecimento ao posto da Polícia Federal

Na data prevista para o atendimento, vá ao posto da Polícia Federal com a documentação necessária. O recomendado é chegar ao local pelo menos 15 minutos antes do horário do compromisso. Não é necessário apresentar comprovante de pagamento.

Retirada do passaporte

Quando o passaporte ficar pronto já é possível ir buscá-lo. Basta comparecer ao local retirado com um documento de identificação. É importante ficar atento aos prazos, pois após 90 dias ele não pode ser mais retirado.

A solicitação do passaporte pode ser feita pela internet?

O processo de emissão do documento é feito parcialmente pela internet. Feito isso, é necessário agendar um atendimento presencial.

A solicitação do passaporte pode ser feita pela internet

Fonte/Reprodução: original

É como emitir um RG ou outro documento semelhante. O passaporte não é entregue em seu endereço, então é importante retornar ao posto de atendimento para buscá-lo.

O que fazer quando precisa renovar o passaporte?

Para renovar o passaporte é necessário ter o passaporte antigo em mãos. Caso tenham vistos ainda válidos, eles ainda terão validade no novo documento emitido.

Pode ser renovado antes de vencer?

O passaporte pode ser emitido antes do vencimento. Em muitos casos, o recomendado é tirar antes do prazo de vencimento do passaporte antigo, caso contrário, não é possível passar pela imigração em alguns países.

Quanto tempo leva a renovação do passaporte?

O tempo para renovação do passaporte é o mesmo da primeira via. O passaporte fica pronto em até seis dias úteis e deve ser buscado no mesmo local da emissão antes do prazo de 90 dias.

O conteúdo "Qual é o tempo de processamento de um passaporte?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Curso de Eletricista Grátis 2011 em Ourinhos SP

Curso de Eletricista Grátis 2011 em Ourinhos SP

Mulheres não cedem a cantada de policial e viram alvo de tiros

Mulheres não cedem a cantada de policial e viram alvo de tiros

IPASGO Goiânia – Assistência dos Servidores Públicos de Goiás

IPASGO Goiânia – Assistência dos Servidores Públicos de Goiás

Idosos com diabetes: cuidados

Idosos com diabetes: cuidados

Programa de estágio Porto Seguro: vagas, inscrições

Programa de estágio Porto Seguro: vagas, inscrições

Óculos Femininos da Moda 2010-2011

Óculos Femininos da Moda 2010-2011