Telhado verde: como fazer

Com a questão da sustentabilidade em alta, o telhado verde está se tornando uma tendência no setor de construção. No entanto, ele requer uma…

O telhado da casa mais bonito e ecologicamente correto.

Com a questão da sustentabilidade em alta, o telhado verde está se tornando uma tendência no setor de construção. No entanto, ele requer uma estrutura adequada e resistente para explorar os elementos naturais.

A cobertura da casa precisa ser preparada para receber a vegetação. Por exemplo, no caso de laje simples, é necessário recorrer à impermeabilização. Quando se trata das tradicionais telhas de cerâmica, recomenda-se substituí-las pelas placas de compensado.

Para desenvolver um projeto o morador precisa avaliar qual o tipo de propriedade e as necessidades da mesma. Não dá para subir no telhado e começar o cultivo de plantas nas alturas, antes de tudo recomenda-se aprofundar as informações sobre a técnica e desenvolver uma cobertura vegetal sob medida.

A cobertura vegetal no telhado necessita de uma estrutura específica.

O telhado verde, também chamado de ecotelhado, é uma solução perfeita para construir ou reformar o exterior da casa. Além de inserir grama no telhado, também se torna possível cultivar flores e arbustos.

O ecotelhado já é uma realidade expressiva nos Estados Unidos e na Europa, mas no Brasil ele ainda está se tornando conhecido.

Vantagens do telhado verde

– A cobertura vegetal é responsável por reduzir o calor transferido para o interior da casa, superando as estruturas convencionais de telhas metálicas e de cerâmica. A ecotelha assegura retenção da água e limpeza do ar.

– O telhado verde pode ser adotado em área plana ou inclinada, com módulos específicos para evitar a erosão. Algumas empresas já estão desenvolvendo a base estrutural do ecotelhado a partir de materiais recicláveis, uma espécie de xaxim artificial para cultivar as plantas antes mesmo de inseri-las na cobertura.

Leia Também:  Pesquisa mostra que passar fome em dieta é normal

– O preço do telhado verde fica na média do convencional.

– A ecotelha apresenta todos os nutrientes que as plantas necessitam para sobreviver, o que cria facilidade no cultivo e na manutenção.

– O telhado de grama é uma cobertura que favorece o isolamento acústico, reduzindo a entrada de ruídos dentro de casa.

Além da grama, é possível cultivar plantas e arbustos no telhado.

Dicas para montar telhado verde

Em primeiro lugar o morador precisa definir as plantas apropriadas para o telhado. O principal ponto que deve ser levado em consideração é a resistência da espécie a chuva e ao sol. O cultivo das plantas locais costuma ser mais recomendado porque elas estão adaptadas ao clima e não possuem tanta necessidade de rega ou poda.

Cada metro quadrado de telhado verde pode custar de 100 a 150 reais.

Top