Tapetes Coloridos Para Sala, Modelos

Os tapetes coloridos podem ter um efeito bem inovador e complementar na decoração, mas é necessário se preocupar com as combinações adequadas para alcançar…

Por Isabella Moretti em 15/07/2011

Os tapetes coloridos podem ter um efeito bem inovador e complementar na decoração, mas é necessário se preocupar com as combinações adequadas para alcançar os melhores resultados. Há uma variedade de modelos de tapetes disponíveis à venda nas lojas, peças que combinam diferentes estampas, cores, traços, formas, texturas e materiais.

A sala de estar é o ambiente de recepção em sua casa e precisa ser decorado como tal. O uso do tapete corresponde a uma importante forma de acabamento, sendo capaz de enriquecer a estética do espaço. Ao escolher um modelo de tapete, se preocupe com a harmonia da peça com outros aspectos da decoração, como é o caso das cortinas, almofadas e até mesmo o estofamento do sofá.

As pessoas vivem em dúvida sobre como escolher um tapete para sala, principalmente quando enfrentam o desafio de revitalizar o ambiente através de pequenos ajustes na decoração. Antes de fazer qualquer mudança no cômodo, procure analisar quais as cores predominantes, as estampas e outros detalhes que serão úteis para optar pelo tapete ideal.

Além do conceito estético, também é importante se preocupar com a funcionalidade da peça. Não dá para comprar um tapete difícil de limpar se a rotina dos moradores é corrida e sem tempo para manutenção do artigo. Por essas e outras é fundamental combinar o caráter funcional ao de beleza para alcançar os melhores resultados.

Os tapetes coloridos para sala são encontrados em diferentes formatos e tamanhos nas lojas. São peças ousadas, que apostam no efeito das cores vibrantes ou em estampas que mesclam tons para alegrar a decoração do ambiente. Dependendo do estilo da sala, é interessante acrescentar na decoração peças com estampas geométricas, animais, listadas, entre outros efeitos visuais.

A cor do tapete é determinante para a função da peça num determinado espaço. Por exemplo, os tons claros contribuem com a sensação de amplitude, enquanto os escuros causam a impressão de um ambiente menor. Já no que diz respeito às cores vibrantes, combinam perfeitamente com as salas modernas, descontraídas e originais.

Os modelos de tapetes coloridos em tons quentes, tais como laranja, vermelho e amarelo contribuem com a sensação de bem-estar e aconchego. Para criar uma atmosfera mais suave e fluida na sala de estar, vale à pena apostar em tapetes de cores frias, como azul, violeta e verde. Ao colorir a sala com tapetes, busque o equilíbrio com os outros indicadores de cores para não criar um visual cansativo no cômodo.

A lei dos contrastes é fundamental para uma decoração moderna, bonita e agradável. Desse modo, se a parede ou o estofado apresentar estampa mais intensa ou mesmo cores fortes, procure adotar um tapete mais simples para decorar a sala, de preferência em tons neutros ou monocromáticos. Revestimentos verticais e estofados com tons serenos combinam com um tapete mais colorido e cheio de personalidade.

cor do chão tem despertado muitas dúvidas na hora de decorar, afinal, a escolha do tapete precisa buscar o equilíbrio com os demais elementos. Por exemplo, se a sala possui móveis elegantes, clássicos ou mesmo coloniais, é viável apostar num tapete persa. Em ambientes com estilo moderno, os tapetes com estampas geométricas ou animais ajudam na composição de salas em ecléticas e confortáveis. Lembre-se de que todos os têxteis do espaço precisam respeitar um padrão.

Os tapetes usados para decorar a sala podem ainda se distinguir quanto ao material, sendo confeccionado com lã, algodão, nylon e tantos outros tecidos compatíveis com a estrutura da peça. De forma geral, o estilo da decoração e o tamanho do cômodo vão decidir qual o melhor tipo de tapete para inovar a decoração do chão.

Top