O cimento queimado é um material que está fazendo sucesso na área de decoração, pois reforça a beleza do visual rústico e se adapta a uma composição mais urbana. Este novo acabamento resulta basicamente da mistura de cimento e areia, sendo assim uma das alternativas de revestimento mais baratas do mercado.

Casa moderna e decorada com cimento queimado. (Foto:Divulgação)
Como funciona o cimento queimado?
Embora esteja presente na construção das mais simples casas rurais, o cimento queimado foi incorporado brilhantemente ao estilo contemporâneo dos imóveis. Quem aposta neste acabamento, explora o que existe de melhor na argamassa e consegue inovar as superfícies, tanto das paredes como dos pisos.
A aplicação do cimento queimado normalmente requer mão de obra especializada, caso contrário os resultados podem ser comprometidos. Um bom acabamento apresenta nivelamento correto, têm juntas de dilatação e não possui trincas. A cor do cimento também deve seguir uma uniformidade, caso contrário a área revestida ficará com manchas.
O cimento queimado tem a vantagem de ser flexível, ou seja, pode ser aplicado em qualquer lugar da casa. Ele também apresenta alta resistência quando aditivos são misturados em sua composição. É ainda um material duradouro, que oferece facilidades de limpeza e manutenção.

O cimento queimado complementa a decoração contemporânea. (Foto:Divulgação)
Veja tambem: Cimento Queimado, Preços
Formas de usar cimento queimado na decoração
O cimento queimado se destaca como um sistema versátil, que pode ser trabalhado em diversos ambientes e superfícies. O seu efeito na decoração é muito promissor, mas os moradores devem explorar as principais características do material.
Veja a seguir algumas dicas para usar cimento queimado a favor da decoração:
Fácil de combinar
Como apresenta uma cor neutra, o cimento queimado é um acabamento fácil de combinar com outros materiais, como madeira, cerâmica e ladrilho hidráulico.
Aumenta a sensação de espaço
Quando a parede ou o chão de um ambiente é revestido com cimento queimado, os moradores logo desfrutam da sensação do espaço ser maior do que realmente é. Isto acontece porque o revestimento é neutro e não possui tantas informações visuais, como alguns pisos e azulejos. A amplitude será colocada ainda mais em evidência se os moradores valorizarem o contraste com o branco na decoração.

O cimento queimado combina com móveis modernos. (Foto:Divulgação)
Paredes rústicas e com destaque
A parede revestida com cimento queimado combina com qualquer lugar da casa, até mesmo o banheiro. Ela se destaca como um elemento capaz de ressaltar a rusticidade e ainda contribuir com o estilo contemporâneo.
Chão elegante e original
O cimento queimado se transformou em uma das principais apostas para revestir o chão do ambiente interno com elegância e bom gosto.
Na dose certa
É importante tomar cuidado com o cimento queimado na decoração, pois o exagero pode prejudicar o ambiente, tornando-o escuro. Se o espaço vertical receber este revestimento, o chão deve contar com outro tipo de acabamento e vice-versa.
Saiba mais: Cimento Queimado no Banheiro
Fotos de cimento queimado na decoração
- Clima urbano e neutro. (Foto:Divulgação)
- O cimento queimado combina com móveis modernos. (Foto:Divulgação)
- Casa moderna e decorada com cimento queimado. (Foto:Divulgação)
- Banheiro decorado com cimento queimado. (Foto:Divulgação)
- A aplicação de cimento queimado requer mão de obra especializada. (Foto:Divulgação)
- Mais barato, versátil e duradouro. (Foto:Divulgação)
- O cimento queimado cria a sensação de amplitude. (Foto:Divulgação)
- Cimento queimado combina com outros materiais, como a madeira. (Foto:Divulgação)
- Cimento queimado no chão do quarto. (Foto:Divulgação)
- Até a cozinha combina com o cimento queimado. (Foto:Divulgação)
- Escada com cimento queimado. (Foto:Divulgação)
- Chão do home office revestido com cimento queimado. (Foto:Divulgação)
- O cimento queimado complementa a decoração contemporânea. (Foto:Divulgação)
- O cimento queimado deixa a decoração mais rústica e elegante. (Foto:Divulgação)
- Parede revestida com cimento queimado. (Foto:Divulgação)