Suspensão dos concursos: dúvidas frequentes

Suspensão dos concursos: dúvidas frequentes é o tema da matéria a seguir, que preparamos para esclarecer alguns questionamentos surgidos após o anúncio de que os…

Suspensão dos concursos: dúvidas frequentes é o tema da matéria a seguir, que preparamos para esclarecer alguns questionamentos surgidos após o anúncio de que os concursos federais não serão realizados em 2016.

Suspensão de concursos: dúvidas frequentes (Foto Ilustrativa)

Na última segunda-feira, dia 14 de setembro, o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, apresentaram várias medidas para a redução de gastos e a recomposição de receitas, com o objetivo de melhorar o resultado primário do governo federal, no próximo ano.

Entre essas medidas adicionais está a suspensão de concursos públicos para os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, o que implicará em uma economia de R$ 1,5 bilhão ao governo.

Vagas de concurso público para 2016

Suspensão dos concursos: dúvidas frequentes

A suspensão atinge órgãos como a Receita Federal (Foto Ilustrativa)

Desde o anúncio da suspensão dos concursos federais 2016, começaram a surgir várias dúvidas. A seguir, vamos esclarecer algumas delas.

– Por quanto tempo os concursos federais estão suspensos?

Conforme as informações iniciais, essa suspensão de concursos do governo federal valerá somente durante o ano de 2016.

– Como fica a situação dos concursos 2016 já autorizados?

Os concursos para 2016 que já tiveram autorização para a sua organização em 2015, dependendo apenas da divulgação dos editais nos próximos meses, estão mantidos. Dessa forma, concursos do INSS e IBGE, por exemplo, têm a realização garantida.

Concurso público Corpo de Bombeiros MG 2016

Concursos 2016 que já haviam sido autorizados, como o do IBGE, estão mantidos (Foto Ilustrativa)

– Candidatos aprovados em concursos federais anteriores serão nomeados normalmente?

As autorizações para nomeações dentro do número de vagas previstas em edital também estão mantidas e asseguradas, dentro do prazo de validade dos processos seletivos.

Leia Também:  Concurso Público Biritiba Mirim 2016

– Os concursos das empresas estatais também estão suspensos?

Não. Os cortes no orçamento do governo federal não valem para as empresas estatais, que poderão realizar seus concursos normalmente em 2016.

– Concursos estaduais e municipais também foram suspensos?

Não. A suspensão vale apenas para os concursos do executivo federal, que dependem do orçamento da união. Concursos de prefeituras e de órgãos ligados aos governos estaduais não serão afetados.

A suspensão de concursos já ocorreu em outras ocasiões

Os concurseiros não precisam parar de estudar, pois a suspensão é por tempo determinado e há ainda os concursos estaduais e municipais, que não serão afetados pela medida (Foto Ilustrativa)

DPE-SP Concursos Públicos para Oficial e Agente 2016

suspensão de concursos já aconteceu outras vezes e, em pouco tempo, foi revertida, abrindo novas chances para os concurseiros. Ou seja, não há motivos para parar de estudar, até mesmo porque a grande maioria dos certames continuará a acontecer normalmente.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top