Suplementos a base de vitaminas restringe risco de câncer de cólon

O uso adequado de suplementos a base de vitaminas e minerais pode restringir o risco de câncer de cólon, o segundo mais frequente entre…

Por Editorial MDT em 08/02/2012

Imagem: (Foto Divulgação)

O uso adequado de suplementos a base de vitaminas e minerais pode restringir o risco de câncer de cólon, o segundo mais frequente entre as mulheres e terceiro entre os homens. A relação entre os suplementos e a doença foi alvo de um estudo realizado no Canadá que encontrou uma redução significativa na incidência do câncer em testes em roedores. O estudo foi publicado na revista Canadian Journal of Physiology and Pharmacology.

Os pesquisadores dividiram os ratos em seis grupos e os nutriram com uma dieta farta em calorias e escassa em fibras. Os grupos então foram submetidos a diversas misturas com substâncias cancerígenas e suplementos a base de vitaminas e minerais. Os roedores que receberam os suplementos apresentaram uma declínio médio de 84% na composição de detrimentos pré-cancerígenos e não desenvolveram cânceres em um intervalo de 32 semanas.

Os tumores do sistema digestivo se constituem de modo semelhante em ratos e seres humanos. “Esse estudo, além de ajudar a população a se prevenir, guia pacientes com câncer quanto ao valor da administração desses suplementos”, afirmou Grant Pierce, editor da revista.

O estudo adverte que o uso de suplementos deve ocorrer com acompanhamento de especialista. O profissional terá conhecimento de quais produtos recomendar a cada pessoa.

Top