Sugestões de vistoria em imóveis novos

O aumento populacional no mundo tem causado uma explosão da construção civil. O número de imóveis novos sendo entregues aos seus donos aumenta todos…

O aumento populacional no mundo tem causado uma explosão da construção civil. O número de imóveis novos sendo entregues aos seus donos aumenta todos os dias, porém antes de assinar o recebimento das chaves é imprescindível que se faça uma vistoria.

Com a ansiedade de receber a casa ou o apartamento é comum o dono não perceber alguns defeitos e falhas na construção. Quem preferir pode contratar um arquiteto ou um engenheiro para vistoriar o local, mas para os que escolherem economizar há algumas dicas que podem ajudar nesta busca.

Antes de tudo você deve reservar pelo menos uma hora para a vistoria, o ideal é que leve alguém com você para poder averiguar todos os detalhes com calma. Para facilitar a procura visite o lugar pelo dia e leve algumas ferramentas e objetos, como: balde, espelho, uma lâmpada de 100 watts, lanterna, régua, chave de fenda, lupa e uma câmera fotográfica.

1º Passo: Teste a campainha para ver se funciona.

2º Passo: Verifique se as portas abrem totalmente, se ela bater na parede ou se fechar sozinha não está correto. Teste as fechaduras de todas as portas e abra as janelas, note se elas correm totalmente.

3º Passo: Com um espelho observe a parte superior e inferior das portas e veja se estão todas pintadas. Faça o mesmo com as janelas.

4º Passo: Vá aos banheiros e analise se as descargas dos vasos sanitários funcionam. Abra as torneiras, veja se ficam vazando e teste se os registros funcionam. Também é bom ligar os chuveiros para reparar o fluxo, força da água e se sai água quente no chuveiro elétrico.

5º Passo: Verifique se os pisos estão mal rejuntados ou desalinhados. Com o cabo de uma chave de fenda bata no piso, se ouvir um som oco significa que falta argamassa e pode soltar assim que tiver um peso sobre o local. Observe se o piso está nivelado e se tem caimento em relação ao solo, use um balde com água para testar.

Leia Também:  Imóveis Da Caixa Venda Direta

6º Passo: Teste as tomadas, leve algum aparelho que possa tirar a dúvida. Também teste os bocais de luz usando uma lâmpada.

7º Passo: Vá a caixa de disjuntores e repare se cada disjuntor está adequadamente identificado, também teste se cada um desliga o que tem que desligar.

8º Passo: Quanto a pintura veja se está de acordo com o combinado com a construtora, observe manchas nas paredes e se há resquícios de tinta nas fechaduras.

A vistoria é ideal para quem deseja ficar livre de gastos adicionais com pequenos reparos. Além de que a lei assegura que o proprietário tem o direito de recusar um imóvel comprometido, desde que percebidos antes dos tramites finais da compra.

Caso algum problema seja encontrado você deve entrar em contato com a empresa responsável pelo imóvel. Para isso o ideal é que haja fotos para mostrar aos responsáveis os defeitos, eles terão cerca de 90 dias para resolver todas as questões. Caso não resolva entre em  contato com o PROCON, ele irá garantir que seu direito seja cumprido.

Top