Como preparar uma casa para ser vendida

Vender uma casa pode demorar meses, tudo depende do seu objetivo de lucro e da negociação. Mas antes de colocar a plaquinha de “Vende-se”…

Antes de colocar a casa à venda prepare-a (Foto: Divulgação)

Vender uma casa pode demorar meses, tudo depende do seu objetivo de lucro e da negociação. Mas antes de colocar a plaquinha de “Vende-se” pendurada na porta, é necessário preparar o imóvel para receber clientes interessados em comprá-lo. Se você estiver residindo no imóvel os procedimentos a serem tomados são mais delicados, para que a sua privacidade seja mantida. O mesmo vale para casas de aluguel com inquilinos.

Antes de tudo verifique a documentação da casa. Com as facilidades de financiamento do programa do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”, vender um imóvel por meio de financiamento ficou mais fácil, porém é necessário que a documentação esteja em dia, para que a Caixa Econômica Federal aprove o financiamento com facilidade. A documentação regular também facilita na hora de realizar a transferência de donos.

Arrume o que for necessário (Foto: Divulgação)

Documentação “ok” é hora de preparar a casa para a venda. E a primeira coisa a se fazer é verificar o que precisa de reforma. Arrume tudo, sem deixar para o novo proprietário problemas “maquiados”. Por exemplo, se houver uma infiltração nas paredes não pinte a casa para esconder o mofo, mas arrume de fato os canos quebrados, para que o futuro dono não tenha problemas maiores daqui algum tempo.

Todo e qualquer custo com reformas, podem ser sim acrescidos no valor da casa, afinal as melhorias foram concretizadas. Porém, lembre-se que o valor da casa deve ser de acordo com a qualidade do imóvel. Se você não faz ideia do valor da sua casa, chame alguns corretores, e se possível, engenheiros para avaliarem a casa, dessa forma o valor cobrado não estará fora da tabela praticada.

Pinte para valorizar, não para maquiar (Foto: Divulgação)

Se o imóvel estiver vazio, limpe-o antes de cada visita, para que a pessoas tenham uma boa impressão da casa. Se o imóvel estiver com pessoas morando nele é necessário mantê-lo limpo, mas, a limpeza será mantida pelo morador. Levar o comprador para um imóvel sujo, com jeito de abandonado, só torna a negociação mais improvável, além de desvalorizar o imóvel. Se a casa não tiver nenhum problema técnico uma pintura a deixará com jeito de nova e mais atraente.

Leia Também:  Imobiliárias em Curitiba - Endereços, Imóveis a Venda

Em caso de imóveis alugados, antes de receber compradores converse com a pessoa ou família, que alugou a casa. Explique que irá vender a casa e combine um horário para visitas. Não é elegante chegar à casa sem avisar para mostrar o imóvel, mesmo você sendo o proprietário do imóvel. Verifique se no contrato de locação não há nenhuma cláusula que não permita visitas de compradores, por um determinado período, para que o contrato não seja quebrado por falta de comunicação.

Top