Sugestões de artesanato para fazer com as crianças

Crianças gostam mesmo é de usar a criatividade e o artesanato é um excelente caminho para prender a atenção delas.

Diversão para criança não significa necessariamente estar em frente ao computador ou ao videogame por horas e horas. O que elas curtem mesmo é estarem colocando a criatividade a mil por hora o tempo inteiro, se sentirem úteis, perceberem que estão ali e recebendo carinho e atenção dos adultos. Por isso, por que não colocá-las para fazer algum objeto? Veja sugestões de artesanato para fazer com os pequenos.

Uma primeira opção é ensiná-las a fazer algo que possa ser usado várias vezes e que garanta a diversão delas. Antigamente, por exemplo, as crianças pintavam as ruas e ficava por isso mesmo, só que hoje é perfeitamente possível fazer uma tinta que sai rapidamente. Para tal, é necessário uma xícara de água, a mesma quantidade de amido de milho, que devem ser misturados e depois a massa líquida deve ser distribuída por potinhos de plástico. Em cada um deles, deve-se derramar gotas de corante vegetal e misturar bem. Com essa receita super simples e bem rápida, qualquer criança pode participar da produção da tinta.

As crianças também podem fazer artesanato sabendo que estão ajudando o meio ambiente. Assunto sempre muito falado nas salas de aula, pode servir de estímulo aos pais que pretendem ensinar como reciclar papel. Para tal, é preciso picar todos os papeis  (revistas, jornais, cartão, caixa de ovos) em tamanhos de 3cm x 3cm, mergulhá-los em um pote cheio d’água e devem ficar nesse recipiente por 24 horas. No dia seguinte, bata o papel no liquidificador, sendo 15 pedaços para meio litro de água. Coloque essa massa de papel em uma bacia de15 cmde profundidade com o dobro de água da altura onde os papeis alcançaram. Mergulhe uma peneira plana nessa bacia e vá peneirando lentamente, distribuindo uniformemente a massa por ela. Coloque a peneira invertida sobre um pano de prato, que deve estar apoiado em uma base dura. Em seguida, passe esponja na massa para tirar o excesso de água, depois embrulhe-a com o tal pano e pendure no varal por um tempo mínimo de 12 horas. Depois de seco, basta retirá-la com cuidado do pano.

Leia Também:  Expectativas do comércio para o dia das crianças

 

Fazer um porta-lápis também é um caminho para quem quer fazer artesanato com crianças. Os pais devem escolher uma lata pequena, como as que conversam extrato de tomate, por exemplo, e precisam limpar e tirar o que for preciso. Depois deve pegar alguns palitos de roupa, desarmá-los (isso fica por conta dos pais) e colá-los na latinha. Para enfeitar, cole em qual parte quiser botões de roupa coloridos.

Uma outra idéia de artesanato para crianças é a customização de lápis. Muitas crianças  tem aos montes deles nos estojos e mudar um pouquinho a cara deles é uma opção para quem quer estimular a criatividade dos pequenos. Para isso, é preciso escrever frases e usar figurinhas no computador, imprimi-las e colar no lápis.

 

Top