Solução caseira para garganta inflamada

A dor de garganta que sentimentos surge em consequência à inflamação local. Em muitos casos é acompanhada por infecções das amídalas e outros órgãos…

Por Editorial MDT em 17/05/2013

A dor de garganta que sentimentos surge em consequência à inflamação local. Em muitos casos é acompanhada por infecções das amídalas e outros órgãos linfáticos presentes na orofaringe. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de soluções caseiras para garganta inflamada.

A inflamação da garganta pode ser causada por vários fatores. (Foto: divulgação)

Tipos de inflamações na garganta

1. Faringite: é uma inflamação localizada na faringe, parede que fica no final da boca. Normalmente é provocada por vírus e pode evoluir para uma amidalite bacteriana. A sinusite e o refluxo são outros responsáveis por inflamações nessa região.

2. Amidalite ou amigdalite: trata-se de uma inflamação nas amídalas, formando tecidos arredondados que ficam um de cada lado na parede da garganta. O mais comum é ocorrer uma infecção viral, porém as infecções bacterianas também podem acontecer.

3. Laringite: pode ser confundida com a faringite, mas a infecção acontece na laringe e geralmente é provocada por vírus. A laringe fica mais abaixo do pescoço, onde a voz é produzida e não pode ser vista sem ajuda de aparelhos médicos.

A dor de garganta é um sintoma muito comum na inflamação. (Foto: divulgação)

Veja também garganta inflamada como tratar 

Soluções caseiras para garganta inflamada

1. Pimenta-de-caiena

Indicações: a pimenta-de-caiena é um excelente remédio caseiro para acabar com a dor causada pela garganta inflamada. É indicado realizar vários gargarejos com a mistura ao longo do dia. Esse remédio não possui contraindicações e pode ser usado também durante a gravidez.

Ingredientes: 125 ml de água morna, 1 colher de suco de limão, 1 colher de sal e 1 pitada de pimenta-de-caiena.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes em um copo e gargareje várias vezes ao dia. Repouse e alimente-se bem.

2. Água e sal grosso

Indicações: o gargarejo com água e sal grosso ajuda a limpara a garganta e as cordas vocais, diminuindo a irritação e a inflamação.

Ingredientes: 1 colher de sopa de sal grosso e ½ litro de água.

Modo de preparo: amorne a água e adicione o sal grosso. Mexa bem até dissolver tudo. Faça gargarejos pelo menos três vezes ao dia.

As soluções caseiras são excelentes opções para tratar a garganta inflamada. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de remédios caseiros para garganta inflamada 

A inflamação na garganta pode ser provocada por vários fatores e deve ser tratada para aliviar os sintomas. A dor gerada pela inflamação na garganta causa muitos incômodos e pode ser aliviada através do gargarejo com soluções caseiras. Aposte nas dicas de receitas caseiras citadas e acabe com a inflamação da garganta.

Top