Pele negra no verão – cuidados

A pele negra é naturalmente mais resistente ao sol, pois o mesmo pigmento que lhe confere coloração, a melanina, atua como um protetor solar…

A pele negra precisa de cuidados especiais para se manter sempre linda no verão.

A pele negra é naturalmente mais resistente ao sol, pois o mesmo pigmento que lhe confere coloração, a melanina, atua como um protetor solar natural, protegendo as células dos danos causados pelos raios ultravioletas. Também é uma pele mais firme, com menor chance de aparecer estrias e celulite.

☰ CONTEÚDO

Exposição ao sol

Não existe desculpa para se descuidar. Apesar de ter maior foto-proteção, a pele negra não está isenta de problemas relacionados com a exposição ao sol e os cuidados devem ser os mesmos de pessoas mais claras: usar protetor solar com, no mínimo, fator 15, bonés e chapéus para se proteger do sol e ficar atento aos horários de exposição.

Cravos e espinhas

A pele negra é mais oleosa, e essa característica acentua-se durante o verão podendo resultar no surgimento de cravos e espinhas. A dica é apostar na limpeza e hidratação, que deve ser feita com produtos em gel (mais indicados para pele oleosa). O uso de protetor solar em gel também é indicado. Mesmo que não seja possível acabar com todos os cravos e espinhas, é importante evitar espremer a região, pois essa atitude leva ao aparecimento de manchas locais escurecidas.

A hidratação é de extrema importância para pele negra.

Manchas

É muito importante prestar atenção quanto ao surgimento de manchas, que dependendo da coloração e forma, podem dar pistas de sua causa. Sem os cuidados necessários, a pele pode manchar facilmente, perdendo o brilho e ficando opaca.

Manchas esbranquiçadas geralmente são sinais de desidratação e desaparecem com a aplicação de cremes, que são melhor absorvidos imediatamente após o banho. Evitar banhos muito quentes, sabonetes esfoliantes e sol em excesso também ajuda a combater esse tipo de mancha.

Leia Também:  Carne desfiada com verduras

A mancha escura pode ser combatida com uso de filtro solar com fator de proteção maior do que 30, e cremes clareadores na parte da noite. Se a mancha aumentar de tamanho, tiver as bordas irregulares ou apresentar várias regiões com coloração diferente, uma consulta ao dermatologista pode ser necessária.

Limpeza

Se realizada pela manhã e a noite, a limpeza combate a dilatação dos poros, dando um aspecto mais uniforme à pele. O recomendado é usar um sabonete específico para o tipo de pele, loção adstringente e por último um filtro solar antes de sair de casa, para que os cuidados da higiene sejam completos. À noite pode ser usado um creme que contenha vitamina C ou hidroxiácidos após a limpeza do rosto, e um hidratante lubrificante com óleo de avelã, macadâmia ou uva para o corpo.

Tratamentos estéticos

É preciso ter cuidado redobrado antes de se submeter a qualquer intervenção estética, porque a chance de ocorrer hiperpigmentação ou queloide são maiores nos indivíduos com essa tonalidade de pele. Opte por tratamentos mais suaves e naturais, menos agressivos.

A pele negra é linda, ainda mais quando bem cuidada.

Outros cuidados gerais como beber bastante água, não exagerar na temperatura e nem no tempo debaixo do chuveiro, além de utilizar sabonetes hidratantes, são úteis e só contribuirão para melhorar ainda mais a aparência. Siga as dicas e mantenha a pele linda, durante todo verão.

Top