Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia> Site de financiamento coletivo

Site de financiamento coletivo

Por Andre

O financiamento coletivo é uma forma de arrecadar dinheiro através de múltiplas fontes, que em geral consistem em pessoas físicas, para viabilizar determinados projetos e iniciativas, visando a atender os interesses de grandes quantidades de pessoas.

No financiamento coletivo, doadores ajudam a viabilizar os mais diferentes tipos de projetos (Foto: Divulgação)

Também conhecido como crowdfunding, esse sistema de financiamento pode ajudar a colocar em prática os mais diversos tipos de projetos e ideias, como a arrecadação de dinheiro para o lançamento de um disco de uma banda independente, por exemplo, ou para o desenvolvimento de um novo e atrativo negócio.

Em contrapartida, todas as pessoas que contribuíram para a viabilização daquele projeto, doando pequenas quantias de dinheiro, podem receber, em troca, uma participação nos lucros do negócio financiado ou algum outro tipo de recompensa, lembrando que para tanto, é necessário que o projeto seja executado e obtenha sucesso.

Opções de sites de financiamento coletivo

O Kickstarter é um dos maiores sites de financiamento coletivo do mundo (Foto: Divulgação)

Existem vários sites de financiamento coletivo, tanto no Brasil quanto no exterior, onde você pode não só participar de projetos que já estejam captando recursos, fazendo doações em dinheiro, como também desenvolver uma ideia própria e solicitar financiamento para que ela seja concretizada.

De forma geral, basta escolher um dos sites do gênero, cadastrar o seu projeto, explicar a ideia, determinar um valor mínimo necessário a ser levantado para a realização da sua iniciativa e o prazo para que isso aconteça. Caso o valor mínimo não seja atingido dentro do prazo estabelecido, o dinheiro é devolvido aos doadores.

Entre as várias opções de sites de financiamento coletivo, que atendem aos mais variados segmentos, podemos citar:

Catarse

– IndieGoGo

RocketHub

Queremos

KickStarter

Dodo Genetics Crowdfunding

Exemplos de projetos que contaram com o financiamento coletivo

A impressora 3D Metamáquina é um exemplo de projeto realizado através de financiamento coletivo (Foto: Divulgação)

Não faltam exemplos de projetos que contaram com o financiamento coletivo para serem realizados, como a criação da Metamáquina, um dos modelos de impressora 3D lançados no Brasil.

Criado por três estudantes da USP, o projeto arrecadou cerca de R$ 30.000,00 através do site Catarse, R$ 7.000,00 a mais do que eles haviam solicitado aos colaboradores, fazendo com que a impressora fosse produzida e comercializada.

O site Queremos, especializado em financiamento coletivo para o segmento cultural, já ajudou a trazer várias bandas estrangeiras para se apresentarem no Brasil (Foto: Divulgação)

Outro exemplo de financiamento coletivo que chamou a atenção foi a contratação de shows de bandas internacionais, como Vampire Weekend, Foster the People e Kings of Convenience, bancada por fãs que entraram de graça nos eventos.

Recomendado para você
Tecnologia

Como Entrar no Hotmail – www.hotmail.com.br

Tecnologia

Univali Intranet

Tecnologia

Badoo Como Funciona?

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *