Como Funciona o Financiamento Coletivo

Para você leitor (a) que deseja saber um pouco mais sobre como funciona o financiamento coletivo ou crowdfunding nada mais é do que uma…

Para você leitor (a) que deseja saber um pouco mais sobre como funciona o financiamento coletivo ou crowdfunding nada mais é do que uma pessoa ou um grupo que se encarregam de arrecadar capital para iniciativas de interesse coletivo através de múltiplas fontes financeiras, como por exemplo, a programa Criança Esperanças comandado por Renato Aragão, ou a ajuda para regiões atingidas por desastres, entre outras. A finalidade do financiamento coletivo e fazer com que muitas pessoas contribuam com pequenas quantias para ajudar a colocar em prática um projeto ou idéia.

No Brasil o primeiro site a surgir com a proposta de financiamento coletivo foi o portal Catarse com uma idéia inovadora de divulgar projetos sociais na intenção de arrecadar fundos e seguir adiante com as melhores propostas. Para quem quer participar do portal Cartase para tal precisa apenas enviar seu projeto e dizer quanto vai precisar de fundo e até que período quer angariar o dinheiro, divulgar seu projeto e as pessoas decidirem se quer ou não apoiar doando um valor a partir de x reais, se até o prazo escolhido o valor for atingido o dinheiro é repassado para suas mãos para a concretização do seu projeto, se por ventura não conseguir atingir a meta estipulada o dinheiro retorna para as pessoas que o apoiaram novamente.

Outro portal que aderiu a moda foi o Incentivador que também trabalham com essa proposta de financiamento coletivo, o portal surgiu em 2009 e foi prestigiado pela financiadora de estudos e projetos com o prêmio de apoio á inovação no mesmo ano da sua fundação, por ser considerado no Brasil uma idéia revolucionaria que ajuda a promover a criação, o desenvolvimento, e gera novos empreendedores, acreditando nessas novas tendências mundiais que o portal Incentivador lançou este canal direto e interativo entre o realizador e o público, dando oportunidade para pessoas que trabalham em diversas áreas culturais, cientificas, esportivas, administrativas entre outras, poderem expor os seus projetos e terem a chance de através do crowdfunding tornar seu sonho realidade, e para publicar seu idéias não e cobrado absolutamente nada pelo portal.

Se você gostou de algum projeto e deseja incentivar primeiramente precisa fazer um cadastramento gratuito pelo Google, facebook ou através de um formulário no portal, determinar o valor que deseja doar, confirmar pagamento, que só será realizado através do sistema Paypal para garantir sua segurança, e o dinheiro só é descontado de você quando o projeto elegido atingir a quantidade necessária para sua realização, se este não atingir o dinheiro não é descontado. Você pode acompanhar suas contribuições no site através da pagina minha conta que mostrará o seu histórico de contribuições e outras informações, confira: http://www.incentivador.com.br.

Outro site criado no Brasil de financiamento coletivo é o Queremos, ele além de angariar fundos para os projetos ajuda na sua produção, pois geralmente o Queremos se envolvido com shows que não poderia realizar-se aqui no Brasil se os fãs não ajudassem através do crowdfunding, a iniciativa já realizou apresentações como de Vampire Weekend e Miike Snow.

Basicamente todos os sites de financiamento coletivo funcionam no mesmo sistema dando ao realizador do projeto a escolha de um prazo e uma quantia estipulada para a realização de seu empreendimento, se as pessoas apoiarem e ele atingir sua meta dentro do prazo e do valor estipulado ele recebe a quantia e segui adiante sua obra, se isso não acontecer o dinheiro é devolvido para as pessoas que o apoiaram.

Aparentemente parece um investimento fantástico onde ninguém sai perdendo, mas quem garante que o dono do projeto elegido ao conseguir o financiamento realizará mesmo sua obra? Bom esse sistema se baseia em confiança e boa fé e me pergunto será que aqui no Brasil onde algumas pessoas só pensam em tirar vantagem das outras esse sistema funcionará bem? Questão essa que só o tempo poderá responder.

Top