Sinais que indicam câncer de pele

A cada novo ano, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele em todo o mundo. Independente da cor da pele, ou do…

A cada novo ano, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele em todo o mundo. Independente da cor da pele, ou do local de origem, todas as pessoas estão vulneráveis ao câncer de pele. Um fator que tem relação direta com o problema, é o tempo de exposição aos raios ultravioletas. Uma das melhores formas de prevenir o problema é realizando o exame clínico. Saiba quais são os sinais que indicam câncer de pele.

Conheça os sinais que sugerem câncer de pele. (Foto: divulgação)

Aprenda a identificar o câncer de pele

O câncer de pele é uma doença muito grave e que necessita de acompanhamento especializado. Conheça abaixo algumas informações que ajudam o indivíduo a reconhecer o câncer de pele.

  • Mancha chata e de coloração vermelha

O câncer de pele de célula basal, normalmente é encontrado em áreas que recebem muita exposição solar. Como por exemplo, podemos citar a cabeça, o pescoço e os braços.

  • Pinta com crosta

Essa característica está relacionada com o carcinoma epidermoide que pode ser encontrado em áreas muito expostas ao Sol. Em geral, o local fica com a superfície áspera, escamosa ou com crosta. Além disso, as manchas de coloração avermelhada costumam crescer devagar, podendo ou não estar associadas a ulcerações ou sangramento.

  • Melanomas

O indivíduo deve observar as alterações no tamanho, no formato ou na cor da pinta. Em geral, esse tipo de câncer de pele vem acompanhado de diversas alterações no tamanho da pinta.

A exposição solar é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. (Foto: divulgação)

Conheça os sinais de alerta

É importante mencionar que nem todos os tipos de câncer de pele possuem as mesmas características. Por isso, separamos abaixo alguns sinais que podem ser sugestivos de câncer de pele. São eles:

  • Novas pintas, manchas, caroços ou feridas que não curam em 2 ou 3 meses;
  • Pigmento da borda de uma mancha para a pele ao redor;
  • Coloração avermelhada ou um novo inchaço perto da borda;
  • Sensação de coceira, dor ou flacidez local;
  • Mudança na superfície, descamação, secreção ou surgimento de um nódulo na pele.
Leia Também:  Escola Infantil em Campinas

Aprenda a prevenir o problema

Segundo especialistas, uma das melhores formas de prevenir o desenvolvimento do câncer de pele é examinar o corpo inteiro. Conheça abaixo o passo a passo do autoexame da pele.

  • Verifique o rosto, os lábios e as orelhas;
  • Examine o pescoço, os ombros, a barriga e o tórax, incluindo os seios e os locais com excesso de pele;
  • Verifique as nádegas, os genitais, as costas e a parte do pescoço e da nuca.

    O autoexame da pele, é uma das formas de prevenção do câncer de pele. (Foto: divulgação)

O câncer de pele é um problema muito comum e que traz grandes consequências à vida do indivíduo. Após conhecer alguns sinais sugestivos da doença, é importante buscar a orientação de um especialista, diante de qualquer dúvida.

Top