Dicas sobre como lavar roupas

Lavar as roupas da maneira certa, faz com que a sua durabilidade seja maior e ajuda a poupar tempo e dinheiro. É importante conhecer…

Por Redacao em 24/10/2011

Lavar as roupas da maneira certa, faz com que a sua durabilidade seja maior e ajuda a poupar tempo e dinheiro. É importante conhecer os tecidos  e que tipo de produto é adequado para aquela peça.

Economia de tempo e dinheiro – Uma dica excelente é optar por lavar as roupas por etapas, isso mesmo. Escolha dois dias na semana para fazer a lavagem.

Em um dia você lava as roupas de cor e no outro apenas as brancas, que necessitam de produtos exclusivos, para que fiquem branquinhas e sem manchas.

Cuidados especiais com as roupas – É preciso saber se as roupas coloridas não soltam tinta, para que não manche outras peças. Coloque uma pontinha do tecido em um recipiente com água e deixe por alguns minutos, se não soltar tinta pode ser lavada com as outras roupas.

Examine sempre os bolsos de calças e camisas, para que nada importante vá para dentro da máquina e evitar que papéis possam se desmanchar durante a lavagem.

Cuide da temperatura da água que vai lavar as peças. Use água quente apenas nas roupas brancas de algodão, pois outros tecidos correm o risco de ficarem deformados.

Uso do detergente para roupas na máquina – Antes de colocar as roupas na máquina, coloque o detergente, seja liquido ou em pó. Deixe a máquina misturar bem o produto na água, para depois adicionar as roupas, uma a uma mergulhando completamente na água.

Esse processo evita que as roupas manchem e faz com que a lavagem seja melhor absorvida, deixando a roupa completamente limpa. Não coloque roupas em excesso na máquina. O atrito entre elas pode fazer aparecer bolinhas e estragar as roupas.

Escolha o detergente conforme o tipo de roupa, mantendo-as novas e limpas por muito mais tempo.

Tempo de lavagem – O tempo de lavagem deve ser de acordo com a necessidade das peças. Para as mais limpas pode ser usado o processo rápido da máquina. As mais sujas, como jeans e roupas brancas, deve ser o processo completo.

Nas roupas brancas adicione um pouco de cloro para que elas fiquem brancas e bem higienizadas, como toalhas de banho, camisetas, panos de prato. Mas lembre-se, lave-as separado. Nunca junte panos de prato com roupas, pois eles tem gordura da cozinha e pode passar para suas roupas.

As roupas mais delicadas podem ser lavadas sem centrifugação, para evitar que  estraguem.

Com essas dicas fica fácil lavar as roupas de maneira adequada.

 

 

 

 

Top