Sinais de que o bebê tem problemas de visão

Muitas crianças apresentam sinais de que estão com problemas de visão. Entre os problemas, podemos citar a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia. De acordo com dados oficiais, cerca de 20% das crianças em idade escolar são acometidas pelo problema. Conheça os sinais de que o bebê tem problemas de visão.

Conheça os sinais de que o bebê está com problemas de visão. (Foto: divulgação)

Manifestações dos problemas de visão

São diversos os problemas de visão que afetam as crianças e é essencial que os pais fiquem atentos às manifestações para buscar o atendimento de um especialista. Dessa forma, é importante que a família fique atento se:

  • Seu filho queixa-se de dor de cabeça com muita frequência, em especial, ao sair da escola. Além disso, que tenha os olhos irritados durante a realização de tarefas ou franze a testa no momento da leitura.
  • Presença de olhos desviados ou cruzados, olho preguiçoso ou a ptose, queda da pálpebra superior.

Crianças e bebês míopes

Em geral, crianças ou bebês que são portadoras de miopia, se caracterizam por não verem os objetos de forma correta ou mesmo, pessoas que se encontram distante. Essas costumam apertar os olhos para conseguir focar melhor o objeto. Em casos raros, as crianças podem ser confundidas como serem portadoras do transtorno da escrita, como por exemplo, a dislexia, uma vez que elas não conseguem observar com os objetos ou letras com nitidez.

Saiba mais sobre os problemas de visão que podem atingir as crianças e os bebês. (Foto: divulgação)

A hipermetropia em crianças ou em bebês

A hipermetropia é um problema que é o oposto da miopia. As crianças afetadas tem uma percepção borrada dos objetos que estão próximos. Diante desse sintoma, as crianças costumam forçar a vista para poder enxergar o objeto, podendo apresentar dor nos olhos ou na cabeça, lacrimejamento  e piscar com grande frequência.

O astigmatismo nas crianças e nos bebês

A pessoa que é portadora de astigmatismo percebe que os objetos estão deformados tanto de longe, quanto de perto. Em alguns casos, esse problema está relacionado com a miopia ou a hipermetropia apresentações manifestações de ambas as patologias.

O olho vago em crianças e bebês

O olho vago ou a ambliopia consiste na perda parcial da visãoem um dos dois olhos e que não pode ser corrigida com lentes de contato. Por ser um problema muito grave, necessita de tratamento imediato, de modo a evitar as futuras consequências.

Os pais devem ficar atentos as manifestações que possam sugerir problemas de visão. (Foto: divulgação)

Os problemas de visão são patologias muito comuns em nosso meio, afetando pessoas de diversas idades. Após conhecer mais sobre os sinais de que o bebê possui problema de visão, é importante que os pais fiquem atentos às manifestações e buscar a orientação de um especialista.

Reply