Shampoo para usar depois da piscina

A água da piscina deve receber muitos produtos para que permaneça limpa e bonita. O cloro é o mais conhecido, mas também existem inúmeros…

Por Editorial MDT em 04/03/2013

A água da piscina deve receber muitos produtos para que permaneça limpa e bonita. O cloro é o mais conhecido, mas também existem inúmeros outros, como os fungicidas, anti-bactericidas, etc. Tudo isso é adicionado, constantemente, na água, principalmente se a piscina é pública. Os produtos, em combinação com os raios solares, são uma verdadeira “bomba” para os cabelos. Além de queimá-los, esta mistura os resseca, tira seu brilho e maciez e, quando não bem cuidados, os cabelos podem chegar ao estágio da quebra, o que exige um tratamento de choque. É importante tomar certos cuidados para que isso não aconteça. Hidratações, como se sabe, são primordiais; mas a qualidade do shampoo para usar depois da piscina também é muito importante e o produto deve ser escolhido, cuidadosamente.

Bons shampoos e hidratações são essenciais, depois da piscina (Foto: Divulgação)

Shampoos diários pós-piscina

Muitas pessoas têm um contato diário com a piscina, seja em casa ou em clubes. Os nadadores são os principais exemplos e eles também precisam usar shampoos apropriados, após o contato com o cloro e as outras substâncias, mesmo que usem suas touquinhas. Os conhecidos shampoos de limpeza profunda (ou antirresíduos) são ótimos para remover vestígios prejudiciais. No entanto, eles não podem ser usados, diariamente, pois têm muito detergente em sua composição e podem ressecar os cabelos. Então, para quem usa a piscina todos os dias, é importante saber escolher o que vai usar.

Mesmo com o uso da touca, os cabelos são prejudicados com o cloro (Foto: Divulgação)

Primeiramente, deve-se saber qual é o tipo de cabelo que se tem. Por exemplo, se forem tingidos, é indicado usar shampoos para cabelos coloridos, para evitar que os fios desbotem, principalmente com a ação do cloro. Já os cabelos oleosos precisam de produtos que hidratem suas pontas, sem deixar a raiz muito carregada. O mesmo acontece com os outros tipos de cabelo. Outra opção é dar preferência aos shampoos neutros, que também auxiliam na remoção de impurezas, sem deixar os fios pesados. Será melhor, ainda, se o produto for do tipo sem sal. Deve-se ter esse cuidado, diariamente, intercalando com o produto de limpeza profunda, uma vez por semana.

Cuidados semanais com os cabelos pós-piscina

Algumas marcas de shampoos de limpeza profunda (Foto: Divulgação)

Para os casos em que a pessoa usa a piscina de vez em quando, o citado shampoo antirresíduo dá conta do recado. Ele limpa profundamente os fios e abre suas cutículas, para que os produtos seguintes ajam, de forma mais eficaz. No entanto, como foi dito, ele não é indicado para o uso diário, pois prejudica os fios. Quem deixou os cabelos expostos à piscina, apenas num final de semana, por exemplo, pode reservar um produto como este para ser usado no domingo, à noite. Existem muitas marcas no mercado. Para finalizar os cuidados, é indicado fazer uma hidratação, após usar o shampoo de limpeza profunda.

Saiba como usar o shampoo de limpeza profunda: Shampoo antirresíduos: forma correta de aplicar

Veja como montar um kit de cuidados para os cabelos: Kit básico para cuidar dos cabelos: como montar

Top