Segurados do INSS Insatisfeitos Podem Acionar Ouvidoria da Previdência

PUBLICIDADE

A Previdência Social está sempre trabalhando para fazer perícias para milhões de brasileiros que estão a procura de seus direitos como o pagamento do auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).Para essas tarefas de perícia e avaliação, são destinados 5 mil médicos que, junto da Ouvidoria Geral da Previdência( órgão para o cidadão protestar caso seja mal atendido), atendem mais de mil reclamações por mês, número bem expressivo e que dificulta a agilidade do serviço prestado. Se no seu atendimento houve qualquer problema, saiba que os Segurados do INSS Insatisfeitos Podem Acionar Ouvidoria da Previdência para reivindicarem seus direitos caso se sintam lesados.

Segurados do INSS Insatisfeitos Podem Acionar Ouvidoria da Previdência

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável  pelos pagamentos de valores para aposentados e demais benefícios trabalhistas dos brasileiros em geral que contribuíram com a Previdência Social. A contribuição com a Previdência é necessária e traz diversas vantagens para quem o faz, como a garantia de recebimento dos valores mensais após a aposentadoria, bem como o direito que o trabalhor terá em caso de problema de saúde que o afaste da sua função, recebendo o auxílio-doença.

Veja abaixo uma lista com outras garantias pela contribuição do INSS:

PUBLICIDADE

– Aposentadoria por tempo de contribuição;
– Aposentadoria por idade e invalidez;
– Pensão por morte;
– Auxílio-doença;
– Auxílio-acidente;
– Salário maternidade;
– Salário família;
– Reabilitação profissional;
– 13º salário;
– Etc

Como Fazer Reclamação no INSS – Ouvidoria para Assegurados INSS

Para você que contribuiu com o INSS e não ficou satisfeito com o resultado da análise, poderá fazer uma reclamação através da ouvidoria, tanto por telefone quanto pelo site que oferece muitas ferramentas. Para fazer a sua reclamação através do site, é necessário seguir alguns passos para que seja efetuado com sucesso a sua reclamação. Veja abaixo um breve passo a passo:

  1. Acesse o link direto através do Reclamação Ouvidoria Previdência
  2. Na pergunta ‘Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria?’ seleciona a opção ‘Não’ e em seguida, marque a opção desejada
  3. Clique em nova manifestação. Você será direcionado para uma página que contém 3 passos. Preencha todos os campos necessários, revise, e envie.
  4. Para acompanhar a sua reclamação, acesse o mesmo link do item ‘1’ e na pergunta ‘Você já possui uma manifestação cadastrada na Ouvidoria?’ marque a opção ‘Sim’.

Previdência Social – Reclamação INSS

  • Telefone: 135
  • Site: www.mpas.gov.br ( para agendar ou solicitar benefício)
  • Site: www.previdenciasocial.gov.br ( opção: reclamação)
  • Telefone: 0800780191
  • Carta: Ouvidoria Geral da Previdência Social,
  • Caixa Postal 09714, cep 70001-970, Brasília, DF

Assim, defenda os seus direitos!

Leia também:

43 Comentários

  • Olá Leunice, tem que procurar informações na previdência.

    Att,

  • fiz uma recusu no dia 27 ai o medico mandou eu passa no 30 pra pega o resultado mais nao estava la ainda bom fui hoje la mais nao deixaro eu fala com o gerente estou com 6 meses sem recebe

  • Gostaria de saber porque até agora não recebi a carta da minha aposentadoria para poder apresentar na empresa que eu trabalho,pois já falei que me aposentei mas não tenho nada para comprovar,ficarei agradecida pela atenção obrigada leunice kurtz vilanova

  • estou muito triste pois meu marido contribuiu para o inss por 24 anos, e está doente há quase 10 anos, e o descaso é imenso, como ele tem esquizofrenia e depressão, os peritos do inss que não são psiquiatras, desfazem do laudo médico do psiquiatra que atende meu marido, e ultimamente só reebemos negativa e acontece que por isto meu marido está piorando seu estado de saude e pensa em suicidio, prejudicando a familia, fico pensando até quando, qaundo não tiver mais vida, ou quando eu for na midia, denunciar este orgão do governo que age com pouco caso e nem sabe o que estão fazendo com vida das pessoas, pensam só quanto ganham para dar alta para o paciente, no seu proprio bem e star e o governo também.

  • estou ligando para este 135 para dar entrada na minha aposentadoria tem 20 dias e nao consigo ate a greve dos seguranças e dos onibus de belo horizonte foi motivo para nao atendimento deste bendito telefone
    inss oque estq havendo o povo tem que tomar vergonha sera que so na minha regiao volta redonda

  • Tenho os seguintes problemas:
    A cinco anos trato de uma depressão.
    Tenho tres pontes sendo duas mamárias e uma safena.
    Sou hipertenço.
    Tenho labirintite.
    Sofro de um problema degenerativo na coluna..
    Sou diabético.
    Fiz perícia e apresentei todos os comprovantes como: Atestados médicos e exames comprovando os problemas acima citados, e mesmo assim foi cortado o meu benefício. Eu gostaría de saber quais os critérios para concessão do mesmo.

  • fui atropelado, e quebrei o braço, no dia 04 de dezembro de 2008
    passei por uma cirurgia, fiquei no auxilio doença até dezembro de 2009
    passei no medico, ele me deu mais 6 meses para ficar afastado do serviço, pois meu serviço era de caminhoneiro autonomo, e a minha caucificação estava fraca, fui na pericia do INSS e o medico não aceitou, disse que meu braço estava em boas condiçoes e eu poderia trabalhar.
    Trabalhei 6 meses com muitas dores no braço, fui ao medico depois dos 6 meses de serviço, tirei uma raio X, e meu braço esta totalmente quebrado.
    Dali pra cá não voltei a trabalhar, pois meu medico disse que teria que fazer outra cirurgia.
    E não tenho condiçoes de bancar uma cirurgia. Já entrei na justiça com advogado, e até hoje não consegui nada. O juiz pergunta ao INSS o porque disso e o INSS alega que meu braço está em boas condiçoes para o serviço, porque foi renovada a carteira de motorista em julho de 2011, oque eu fiz para renovar a carteira de motorista apenas foi um exame de vista.
    E oque faço agora ?

  • eu estou a 3 anos dentando o ausihlo doenca tenho 53 anos sofro esclrodermia artrose artrite inflamatoria agora a medica descobriu neoblacia nao coonsigo mais caminhar direito tomo mtx 3 tipos de calcio pros ossos pretinisona sempre fui agricultora trabahlei sempre muito pesda sempre contribui com talao de protutor agora o perito alegou incapacidade o inss nao quer pagar por eu nao contribuir o tempo que estou doente lutando pra me encostar por favor me ajudem ja tomo dois tipos de remedio pra depressao e nao tenho mais vontade pra viver pois meu marido tem 60 anos e nao tem mais conticoes para sustentar minha doenca sou ivone sander moro em feliz minha medica e doutora patricia do hospital conseicao de poto alegre pior meu rosto e meus bracos ja estao se deformando da esclerodermia sistemica e da artrose degenerativa

  • Contrariando as mensagens acima, venho denuncias que na minha rua ALTO DO DEODATO, ÁGUA FRIA está cheia de pessoas que recebem aposentadoria, mas não são doentes, porque eu vejo trabalhando em outros serviços, tirando o direito de quem está realmente doente.
    Os Senhores competentes não tem uma maneira de revisar os aposentados do Brasil?????????????
    Se os aposentados passarem por uma revisão, os senhores verão muitas aposentadorias falsas.

  • Mesmo sendo incompetentes vocês passam 1 mês sem receber seus salários? pois estou á 02 anos sem receber. Fui aposentado em 2003 e em 2010 foi cancelada por erros administrativos de vocês por parte dos seus técnicos, até hoje sem resposta, trabalho dez dos 09 anos para viver dignamente, hoje com 65 anos vocês me tiraram isso.

  • Corrigindo texto acima, refere-se ao decímoterceiro salario de 2011, que seria pago em 02-12-2011, e não foi.

  • O INSS, não me pagou a segunda parcela do decímo-salario, reclamei junta a agencia aqui de Rondonopolis-Mt, não sabem porque aconteceu éssa falha, não me dando nenhuma orientação e explicação para que seja resolvido, gostaria de saber a quem devo recorrer para solucionar o problema. Recebi apenas 50% do salario em 02-09-2011, necessito desse dinheiro, tendo em vista que não tenho outra fonte de renda.

  • estou de beneficio tenho ernea discal bico de papagaio astrose desvio na coluna tendinite nos does ombro nas duas mãos dor por todo o corpo mas os medicos do inss diz que posso trabalhar .me colocaram para faser um cursso que não posso faser disse pra eles mas eles disem que estou fasendo corpo molé.vou procura o ministerio publico a imprenssa para diser tudo que passei e estou passando no inss.ainda fui ameaçado pela medica que tenho que faser tenho dor por todo corpo e não sou preguissoso

  • ja fiz inumeras reclamacao no 135 e nunca tive Arespostas a ultima foi no dia 27/12/2010 liquei apos um mes e eles me disserao que nao tinha respostas e pedirao mais tempo, NA VERDADE EU ACHO QUE ESTA OUVIDORIA DO INSS NAO FUNCIONA O MEU TELEFONE E 27-3073-8745

  • Gostaria de saber de quem podemos exigir uma solução para o meu problema. Meu pai morreu e fui apresentar o óbito na Previdencia da Encruzilhada. Quando cheguei lá disseram que estavam atendendo só as pessoas que estavam agendadas. Ordens do chefe. Me mandaram voltar amanhã e me alertaram logo que na sexta não irão atender também porque vão está se confraternizando. ISSO É UMA VERGONHA! QUE PAÍS É ESSE QUE IREMOS DEIXAR PARA NOSSAS CRIANÇAS? O que podemos fazer? Porque minha irmã passou por isso também em junho no posto do INSS de Areias, disseram que não estavam atendendo que ela remarcasse a perícia e lá dentro o forró rolando. QUEM VAI GARANTIR O DIREITO DA PESSOA QUE PASSA A VIDA TODA CONTRIBUINDO E DEPOIS É TRATADO COM DESCASO? SSSEEENNNHHHOOORRRESSS QUE PAÍS É ESSE?

  • Realmente a Ouvidoria não funciona, pois o caso fica em análise e eles alegam que não tem tempo previsto para a solução. Resumindo a contar do dia que você deu entrega até você morrer… quem sabe sai a solução do problema. Há mais de 06 meses que dei entrada na ouvidoria e eles tratam o caso como um qualquer, pois a pessoa trabalha 30 anos e tem 60 anos de idade… mais não pode se aposentar… tem que trabalhar..ou roubar!!!

    Que lixo Cabine de Emprego!

  • A ouvidoria do inss realmente e inoperante mandei um email a respeito de um recurso que nunca e julgado tem mais de trinta dias e ate hoje nem resposta obtive num claro desrespeiro com os segurados sendo que voce comparece no posto cobra uma solução o que houve e favor aguardar e assim mesmo se apertar fica pior que previdencia e esta ? Para que serve a ouvidoria ? acho eu que deve ser cabide de emprego.

  • Socorro Presidente Lula, demita ou mande demitir a Servidora do INSS posto Parquelandia em Fortaleza-Ceará, Sra. Clélia Soares Martins Matricula 0884528, trata-se de uma pessoa não ponderada e nem de longe tem habilidade para tal oficio de atender pessoas idosas, prejudica e humilha todos, eu sou uma vítima recente que fui muito prejudicado por essa que se diz Servidora pública. Cuidado ela é protegida pelo seu Chefe.

    Estou decepcionado com o Brasil, ninguem toma providencia, estamos em uma terra sem LEI.
    Vou morar em outro País, se DEUS quiser.

  • O problema ocorre com a minha empregada doméstica Mara Núbia Vasconcelos Centeno, NIT:1216779917/0. A não vem conseguindo marcar sua perícia, apesar de várias tentativas, pois tanto no atendimento do 135, como no posto de Gravataí-RS, informam que havia outra agendamento em aberto em 11/07/2007. Mas, mesmo após o comparecimento no posto de Gravataí-RS, e promessas sem sucesso, o problema permanece. A Mara não consegue marcar a perícia, e com o agravante de que já se passou 15 dias do afastamento ao trabalho, e não sabemos como resolver o problema. Pois, tanto o 135 como no posto de Gravataí-RS, afirmam sempre que há outro agendamento em aberto. Por favor nos ajude, meu telefone é 51-84011347 (Rene).

  • eu,estava afastado pelo inss por auxilio-doença,pois tive que voltar a trabalhar porque o mesmo nao foi mais concedido pois estou esperando pelos os meses q fiquei sem receber a mais de um ano e nao me e avaliado os meus direitos a receber .tenho familia para sustentar ,pago minhas contas estou sempre passando por dificuldades ,ou seja estou sempre devendo por causa do inss que nao consegue nunca resolver os problemas que la eram para serem resolvidos .so gostaria de saber aonde fica esse dinheiro que e nosso por direitos e ele se fazem por esquecidos,ou seja se fosse para pagar saberiam,mas como e para recebermos nuncairemos ver este dinheiro.

  • Há quase tres meses eu estive na agência do INSS de minha cidade para mudar o nome de minha esposa de solteira para casada.A GERENTE pediu-me documentos, digitou algo no computador e me deu um papel para assinar, confesso que não li o que assinei, na confiança, a mesma prometeu-me que no mês seguinte já viria obenefício com a alteração do nome.Surpresa minha que hoje fui retirar histórico de consignação e o nome continua como solteira.Minha esposa não poderá solicitar empréstimo, pois o restante de seus docs estão como casada.Ela está doente e eu cuido dela, então é só seu salário para nosso sustento.O que faço? Exijo que alguma atitude seja tomada. Qm ler este comentário favor fazer pressão ao INSS. Obrigado!!!

  • Tomando conhecimento através da imprensa em que o Presidente do INSS, Sr. Valdir Moyses Simão, afirma que estão sendo aplicados os procedimentos em Transtornos Mentais e como sofro de SÍNDROME DO PÂNICO há mais de doze anos e também Cardiopatia Hipertensiva, Hipertensão Arterial Severa e Angina de Peito ao menor esforço, doenças que comprovam a Incapacidade Laborativa.
    Para melhor entendimento apresento abaixo um resumo de minha trajetória nesta Instituição.
    De 15/09/2004 até 31/01/2007 estava passando por várias perícias médicas e tendo o benefício concedido.
    Em 09/02/2007 fiz uma perícia médica que negaram o benefício. Em 13/02/2007 fiz uma Perícia de Junta Médica que também negaram o benefício, porém foi encaminhado para a JRPS para Análise e Julgamento.
    De 13/02/2007 até 12/06/2007 fiquei recebendo correspondências para cumprir exigências, sendo a última para marcar perícia de Junta Médica, que foi realizada em 02/07/2007, pelas médicas peritas Dras. Monica de Leao Ramoa e outra que CONSTATARAM A INCAPACIDADE LABORATIVA, porém, quando foram imprimir a decisão, houve problemas no sistema. Tentaram várias vezes, solicitaram ajuda de outro funcionário que nada puderam fazer, então, solicitaram que eu retornasse dois dias depois para tomar ciência, por escrito, da decisão já sabida.
    Em 05/07/2007 fui a Agência do INSS e contactei com a Dra. Dirce Lofgren Lazaro – Chefe da Perícia Médica, expliquei o ocorrido e como não encontrou meu processo, resolveu fazer outra Perícia de Junta Médica naquele momento tendo como colega seu marido, Dr. Accacio José Lazaro que ali se encontrava, mesmo não tendo exames ou laudos médicos para serem apresentados, pois haviam ficado no processo. O Dr. Accacio ficou “visivelmente surpreso” mas fez os procedimentos cabíveis com o que eu falava e constatou a veracidade e repassava a Dra. Dirce que digitava, e maior ainda sua “indignação”pela conclusão dada por essa Dra.:- “NÃO HÁ INCAPACIDADE LABORATIVA”, encaminhando para a JRPS para Análise e Julgamento, tripudiando a decisão das Dras Monica de Leao Ramoa e outra e de seu marido, Dr. Accacio, causando “repúdio”.
    Como não estava recebendo resposta, após incansáveis tentativas ao Previfone, resolvi contatar com a Ouvidoria e em 17/01/2008 recebo resposta, via correio, informando que: “…irão prestar atendimento conclusivo. …o prazo é dilatado em favor do reclamado… e como sua reclamação anterior, código KDR104, encontra-se em tramitação de providências que aguarde resposta conclusiva.”

    ATÉ A PRESENTE DATA NÃO OBTIVE RESPOSTA

    Cansado de agurdar essa “resposta conclusiva” e sem ter condições, sequer, de procurar emprego, devido a saúde (mental e cardiológico), resolvi recomeçar.
    Aproveitando o que disse o Presidente do INSS, fiz duas Perícias médicas, 24/11/2008 e 01/12/2008 e uma Perícia de Junta Médica em 03/12/2008. Todas não aceitaram a Síndrome do Pânico, a doença Cardíaca e a Leucoplasia na Garganta, detectada em 2004. Foram apresentados três Laudos Médicos, três Exames, dois DVDs de Hospitais e médicos diferentes datados de 11/2004, 03/2008 e 10/2008, tendo diagnóstico de LEUCOPLASIA das Cordas Vocais (CA)+Laringite Crônica, Doença Cardiovascular e Videolaringoscopias. Todas as Perícias Médicas “NEGARAM O BENEFÍCIO” e a Junta Médica encaminhou para a JRPS para Análise e Julgamento.

    “ATÉ A PRESENTE DATA NÃO RECEBI RESPOSTA”

    Ressalto que os Médicos que me assistem estão “indignados” com as decisões tomadas pelos Médicos Peritos do INSS em não Concederem o Benefício, pois são Médicos do Ministério da Saúde (Hospital Geral de Bonsucesso – Hospital do Governo Federal), inclusive o Diretor Adjunto deste Hospital informou que, se for preciso, fará uma declaração de próprio punho sobre meu estado Clínico.
    Acho que: “quem sabe se a pessoa está doente e não tem condições de trabalhar é o médico assistente que acompanha seu paciente periódicamente, baseados em exames feitos”.
    Conto com sua atenção para a presente e aguardo uma breve resposta, senão, vou fazer o que deveria ter feito a dois anos passados, procurar o Ministério Público Federal para dirimir esta dúvida, colocando-me, inclusive, a disposição de uma Junta Médica Judicial, pois possuo todos os documentos originais recebidos pelo INSS como os que enviei, Laudos Médicos, Exames Laboratoriais, DVDs e Atestados Médicos carimbados, datados e assinados pelos médicos correspondentes, inclusive a Imprensa e/ou a Presidência da República ou o Ministério da Previdência Social, pois cansei, desculpe o desabafo mas é verdade, tenham certeza que farei.

  • Benefício-082.219.135-0- Wilson de Oliveira Carvalho
    Srs. Boa. Coisa de 03 semanas solicitei informações a respeito do pagamento do atrasado da revisão de meu benefício, cujo resultado foi determinado em abril de 2.008 pelo Juiz Previdenciário conforme processo número….1999.61.00.044679-5, e até o momento não recebi qualquer atenção dos Srs. Por gentileza, poderiam prestar alguma informação considerando 42 anos de contribuição descontado religiosamente em folha?????
    Muito obrigado…Wilson

  • épreciso que alguem tome alguma providencia sobre os peritos da cidade de jequié no interior da bahia pois os mesmos nem se quer olha resultado de exame nem considera relatório medico manda os paciente se virar gostaria de saber pra que serve a ouvidoria pois ja fizemos varias reclamações e não deu em nada jequié é uma cidade que quem manda é os politicos o que eles falam os medicos obedece por favor resolva pelo menos esse problema pois o resto também estão entregue as baratas muito obrigado espero resposta não tenho medo

  • sou benifiaciado do inss dacaixa economica federal, meu cartão venceu fui trocar senha o cartão estava invalido; soliciteie outro cartão, fazem cinco (5) meses e ainda não recebi novo cartão, o que sera que esta acontecendo, na agencia diz que não estão emitindo mais cartão, sou da cidade de Jaú -|SP, sera que em todo o país não estão mais emitindo cartão, as agencias da caixa estão entupida de gente aguartdando atendimento, o sistema não funciona é lento, depois que fiquei sem cartão, fico na fila mais de horas para receber beneficio, com o cartão era apenas tres minutos no caixa eletronico, por que sera que o sistema do governo não funciona como deveria, esão querendo privatizar tambem a caixa federal e o inss.

  • A AGENCIA DE CATANDUVA SP, NÃO ESTA ACEITANDO O CAT PRENCHIDO UTILIZANDO O ATESTADO MEDICO ORIGINAL, CONFORME O PROPRIO FORMULARIO DO INSS ASSIM DETERMINA, ISSO VEM CAUSANDO SERIO TRANSTORNOS PARA OS SEGURADOS!!!!!!!!!
    FAVOR SE POSSIVEL TOMAR PROVIDENCIA

  • fiquei sego do olho direito desde 20/04/2005 e fiz a minha reclamação pela ouvidoria e me encontro pelo crp pela terceira vez e fui ameaçado que o meu benificio seria cancelado pelo aquele setor se eu não precura-se um curso graituito e recebi alguns telefone de contato para ver se tinha vaga e não tem vaga porisso fiz uma reclamação na ouvidoria relatando o acontencimento nesse caso como fica aminha situação perante meu caso .a ouvidoria respondeu desde 10/12/2008 mas ate a data de hoje não chegou a resposta. pedi pelo tel;135 que me envia-se por e-mail a atentente me informou que não poderia enviar aguardando chegar obrigado a quem possa interessar o que fazer nste caso perante o curso so eu que tenho de preocurar ouse são eles desde setor porque isso faz parte da assistente social que deveria me encaminhar pelo certo aguardo um resposta se possivel via e-mail obrigado

  • Me aposentei em 2002 e meu benefício é 2336,75 quando deveria ser o valor do salário referencia, 100%, pois descontei para 10 salários.
    Um absurdo que além disso os reajustes não acompanham a inflação e nem mesmo o salário minimo, nesse pais nunca tem inflação quando se trata de reajuste dos aposentados, mas as compras de mês sempre aumentam, estranho, né.
    Quero dizer do meu descontentamento com esse governo que ainda quer lutar contra o término do fator previdenciário daquele ladrão do FHC que se dizia defensor dos pobres, na hora da eleição , claro, um absurdo isso. Eu trabalhei a vida toda com um bom salário, descontei o máximo, e na hora de receber sou roubado em quase 40%. Que país é esse !!!!!!!!
    De ladrão é claro !!!!!!!!!!!!!
    Mas os políticos ganham ate para não ir trabalhar !!!!!!!
    É roubo ou não ?????????????

  • Prezados Senhores,

    Sou servidora pública estadual.
    Atualmente encontro-me à disposição de orgão publico federal; Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, CREA-PE.
    Fui disponibilizada para exercer cargo/função de assessora da presidência através de convênio cooperação técnica. Tal instrumento resguarda nas suas clausulas todos os direitos e vantagens do servidor.
    Tenho previdência própria, FUNAFIN pois, como servidora com vínculo no D.E.R-PE, estou subordinada ao regime de previdência do estado.
    Recebo todo mês salario do DER, meu orgão de origem que desconta automaticamente do contra cheque, de forma correta, minha contribuição para o FUNAFIN, recebendo também pelo Crea a gratificação da função.
    Diante do expôsto, e considerando legislação própria, é feito desconto da minha gratificação para o INSS.
    Gostaria de saber se tal procedimento não estar equivocado pois, de acordo com Lei específica, tenho a prerrogativa de opção.
    Agradeço desde já a atenção.
    Gloria Gusmão.

  • estou afastado pelo inss tenho tumor maligno cefalico cid c71, e perito do inss de ituiutaba dr adao me disse que não tenho direto ao adicional de 25 % pois não posso ficar sozinho,me ajude

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.