Seduc RJ – boletim online, lançamento de notas

Como uma forma de melhorar o acesso dos alunos, pais e responsáveis às notas dos boletins, assim como proporcionar aos professores uma facilidade a mais na hora de lançar as notas de cada estudante, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) disponibiliza vários tipos de serviços via internet.

Boletim Online facilitando a vida dos professores e alunos (Foto: Divulgação)

Como acessar o serviço

Os serviços podem ser acessados através do site do projeto Conexão Educação, onde tanto os alunos quanto os professores da rede pública estadual podem utilizar todos os recursos disponíveis, de qualquer computador conectado à internet, além de tirar as suas dúvidas sobre as formas de utilização dos serviços.

Alguns dos recursos que se destacam no site são o boletim online e o lançamento de notas, que estão entre os mais usados na página.

Leia mais: Notas baixas no boletim: o que fazer?

Os alunos podem conferir as suas notas através do boletim online (Foto: Divulgação)

Para os alunos

A tradicional caderneta e os boletins de papel, que os alunos recebiam na escola e eram obrigados a levar para os pais conferirem as notas e assinar o documento, foram substituídos pelo boletim online.

Os alunos matriculados em escolas que pertencem à rede estadual de ensino RJ podem conferir as suas notas acessando o canal Boletim Online no site da SEEDUC-RJ. Para ter acesso às notas é necessário informar o número de matrícula do aluno e a sua data de nascimento, além de digitar os caracteres que estarão visíveis na imagem.

Ao lado da nota do aluno será mostrada a média obtida pela turma em cada disciplina, para que o aluno e os seus pais possam comparar o desempenho com toda a turma, de uma forma geral.

Já os professores podem lançar as notas online, usando qualquer computador conectado à internet (Foto: Divulgação)

Professores e diretores

No caso dos professores, um dos serviços que a SEEDUC-RJ disponibiliza em seu site é o lançamento de notas online. Por meio do sistema, acessado no link “Docente Online”, é possível enviar as notas de cada aluno através da internet, facilitando o controle dos resultados para a escola e tornando o lançamento das notas mais rápido.

Os professores podem usar o serviço para lançar as notas dos alunos matriculados da 6ª à 9ª série do ensino fundamental; ensino médio regular; médio integrado; educação profissional; normal médio; e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade presencial.

Nos casos em que há disciplinas com carência de professor ou nas disciplinas ministradas por professores de convênios com municípios ou parcerias, as notas devem ser lançadas pelos diretores das unidades escolares.

Na própria página estão disponíveis os manuais que orientam sobre os lançamentos de notas por meio do site. O boletim online facilitou muito a vida dos professores, alunos e pais de alunos, que não precisam mais se dirigir até a escola para saber como andam as notas dos seus filhos. Sua participação escolar é fundamental em períodos que os pais são convocados para participar de atividades com seus filhos. O boletim online não dispensa a presença dos pais na escola, pelo contrário, quer que os pais sejam integrantes na vida escolar dos seus filhos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

14 Comments - Add Comment

Reply