Notas baixas no boletim: o que fazer?

Editorial MDT 23/03/2012 Bem Estar

Pode ter certeza de que as notas baixas são mais decepcionantes para o seu filho que para você. (Foto: Divulgação)

No final do bimestre, o seu filho chega com o boletim e é uma grande surpresa para você quando vê notas vermelhas nele, já que ele sempre foi um bom aluno. Contudo, ao invés de começar a gritar com ele, culpando-o pelo ocorrido, pondere um pouco para saber como isso aconteceu. Portanto, saiba o que fazer com as notas baixas no boletim.

Não é preciso esbravejar com a criança que tira notas baixas, pois se isso é um desgosto para você, imagine para ela. Nesse momento, é  preciso ajuda e compreensão. Então, sente-se e converse honestamente com ela para descobrir porque isso aconteceu. Pergunte se os professores das disciplinas com notas vermelhas explicam bem, se o seu filho fez todas as tarefas ou se está conversando demais com os coleguinhas. Após ouvir a resposta, dirija-se à escola e explique o problema para a diretora, a coordenadora ou os professores das matérias que o aluno tem dificuldades para saber o ponto de vista deles.

As notas baixas geralmente são o resultado de um longo processo que começa na sala de aula. Por isso, saber sobre o comportamento da criança na sala de aula é tão importante. Se ela não para de conversar, certamente não conseguirá prestar atenção e não entenderá o conteúdo.

É preciso identificar a causa das notas baixa para poder agir diretamente sobre ela. (Foto: Divulgação)

Em seguida, vêm as tarefas de casa. Se você não tem o costume de olhar os cadernos do seu filho todos os dias, passe a vê-los para notificar-se de que ele fez todas elas. Se não o fez, peça para que as faça e, se ele disser que não saber fazê-las, ensine-as, mas nunca as faça por ele.

Antes das provas, sente-se com ele e reveja toda a matéria do bimestre para verificar se está pronto para realizá-las de modo satisfatório. Explique-lhe que as notas resultam do trabalho do bimestre inteiro. Por isso, se ele prestou atenção às aulas e fez as tarefas de casa, não precisará estudar tanto para as provas.

Ajude o seu filho a estudar para que as suas notas melhorem. (Foto: Divulgação)

Porém, em alguns casos, a criança passa a tirar notas baixas no boletim por problemas orgânicos ou psicológicos. Para entender o que acontece, leve o seu filho ao oftalmologista, fonoaudiólogo e ao pediatra para identificar qualquer problema. Se não houver nenhum, converse com ele para saber se há algum professor ou aluno perturbando-o na escola ou se há problemas em casa.

As notas baixas no boletim podem ser resultados de um longo processo que começa na sala de aula e termina em casa ou de problemas orgânicos ou psicológicos. Sendo assim, é preciso identificar a fonte delas para poder agir corretamente.

 

 

Outros artigos

Guarulhos Oferece Vagas para Médicos

25/06/2009

Guarulhos Oferece Vagas para Médicos

Foram abertas inscrições pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos (SP), onde são oferecidas 27 vagas temporárias para médicos. Salário: R$ 3.775,95 a R...