Saúde Moderna: Hábitos da Vida Moderna Prejudicam a Saúde

Os tempos modernos trazem grandes benefícios para as pessoas, maior conforto, maior facilidade na comunicação, comida pronta (fast food), em fim […]

Veja em que sua saúde pode estar comprometida com certos hábitos da vida moderna, o que você talvez esteja fazendo de errado, e nessa hipótese o que deve ser mudado para ter boa saúde.

Os tempos modernos trazem grandes benefícios para as pessoas, maior conforto, maior facilidade na comunicação e comida pronta (fast food). Porém é preciso dosar e cuidar, pois nem tudo que é bom faz bem.

Um dos maiores responsáveis pela obesidade hoje em dia é o uso indevido do computador, algumas crianças e adultos estão cada vez mais dependentes dessa máquina. Sem se dar de conta que passam maior parte do dia e da noite sentados a frente dele, sem sair nem para se alimentar.

Como fica a alimentação?

Com a “falta de tempo” para preparar alimentos naturais e saudáveis, fica mais fácil comer o que já esta pronto e embalado na geladeira, com alguns segundos no microondas a comida esta pronta para ser servida. As consequências desse ato podem ser ruins e acabar com a saúde em pouco tempo. Sendo que o material das embalagens pode também ser prejudicial em vários aspectos. Em altas doses no corpo humano pode causar infertilidade, câncer de mama e danos ao fígado, pois ele age como o estrogênio.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a sua rotina em frente ao computador, são elas:

-A cada hora que você estiver na frente do computador, tire cinco minutos para descansar e fazer um alongamento vai ajudar na circulação do sangue e no movimento dos músculos.

-Evitar usar o computador até muito tarde no horário da noite, isso vai auxiliar a ter uma boa noite de sono e a se concentrar mais para outras tarefas.

Leia Também:  Evite que seu filho seja vítima de bullying na internet

Caminhadas e atividades físicas já não são mais frequentes na vida moderna

Cadê o tempinho para cuidar do corpo com uma caminhada ao ar livre? Impossível nos tempos de hoje, não é mesmo? O corre, corre e a agitação das grandes cidades não favorecem para sobrar tempo. A única opção é usar metrô, lotação ou ônibus para se locomover de um lugar para outro.

O organismo acaba se acostumando e cada vez vai ficando mais difícil ter vontade de caminhar e fazer exercícios. O resultado é a obesidade, junta os dois fatores, a má alimentação e a falta de atividade física, um prato cheio para adquirir peso.

Mas se for destinado duas horas por semana para fazer alguma atividade física, em um horário que seja mais propício, o organismo ficará longe da obesidade e a saúde vai ser bem melhor.

A comunicação se resume ao celular

A maioria das pessoas hoje em dia não consegue viver sem o celular, sofrem de nomofobia que quer dizer “medo de perder o celular”. A vida moderna proporciona grandes benefícios, mas também traz grandes problemas a saúde. As pessoas hoje passam mais tempo se falando ao celular do que pessoalmente.

Aquele abraço gostoso, a troca de energias já ficou para o passado, hoje o celular substitui a presença das pessoas. Essa é a dura realidade da vida moderna. O uso excessivo do aparelho é prejudicial a saúde, pode provocar stress e atrapalhar na concentração.

Outros problemas que o uso indevido do celular podem causar é a radiação, mas dizem os críticos que os efeitos só poderão ser percebidos no futuro.  Por isso para evitar possíveis problemas, basta seguir alguns critérios como:

  • Nunca durma com o celular de baixo do travesseiro
  • Procure usar fone de ouvido com microfone ao se comunicar
  • Não fale ao telefone quando estiver dentro do carro, a radiação aumenta
  • Carregue o aparelho na bolsa, quanto mais longe do seu corpo estiver melhor.
  • Procure a quem você gosta e de um grande abraço e fale pessoalmente, e você sentirá o quanto é gostoso esse contato.
Leia Também:  Uniforme escolar 2016: como melhorar seu look

Top