Veja em que sua saúde pode estar comprometida com certos hábitos da vida moderna, o que você talvez esteja fazendo de errado, e nessa hipótese o que deve ser mudado para ter boa saúde.
Os tempos modernos trazem grandes benefícios para as pessoas, maior conforto, maior facilidade na comunicação e comida pronta (fast food). Porém é preciso dosar e cuidar, pois nem tudo que é bom faz bem.
Um dos maiores responsáveis pela obesidade hoje em dia é o uso indevido do computador, algumas crianças e adultos estão cada vez mais dependentes dessa máquina. Sem se dar de conta que passam maior parte do dia e da noite sentados a frente dele, sem sair nem para se alimentar.
Como fica a alimentação?
Com a “falta de tempo” para preparar alimentos naturais e saudáveis, fica mais fácil comer o que já esta pronto e embalado na geladeira, com alguns segundos no microondas a comida esta pronta para ser servida. As consequências desse ato podem ser ruins e acabar com a saúde em pouco tempo. Sendo que o material das embalagens pode também ser prejudicial em vários aspectos. Em altas doses no corpo humano pode causar infertilidade, câncer de mama e danos ao fígado, pois ele age como o estrogênio.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para melhorar a sua rotina em frente ao computador, são elas:
-A cada hora que você estiver na frente do computador, tire cinco minutos para descansar e fazer um alongamento vai ajudar na circulação do sangue e no movimento dos músculos.
-Evitar usar o computador até muito tarde no horário da noite, isso vai auxiliar a ter uma boa noite de sono e a se concentrar mais para outras tarefas.
Caminhadas e atividades físicas já não são mais frequentes na vida moderna
Cadê o tempinho para cuidar do corpo com uma caminhada ao ar livre? Impossível nos tempos de hoje, não é mesmo? O corre, corre e a agitação das grandes cidades não favorecem para sobrar tempo. A única opção é usar metrô, lotação ou ônibus para se locomover de um lugar para outro.
O organismo acaba se acostumando e cada vez vai ficando mais difícil ter vontade de caminhar e fazer exercícios. O resultado é a obesidade, junta os dois fatores, a má alimentação e a falta de atividade física, um prato cheio para adquirir peso.
Mas se for destinado duas horas por semana para fazer alguma atividade física, em um horário que seja mais propício, o organismo ficará longe da obesidade e a saúde vai ser bem melhor.
A comunicação se resume ao celular
A maioria das pessoas hoje em dia não consegue viver sem o celular, sofrem de nomofobia que quer dizer “medo de perder o celular”. A vida moderna proporciona grandes benefícios, mas também traz grandes problemas a saúde. As pessoas hoje passam mais tempo se falando ao celular do que pessoalmente.
Aquele abraço gostoso, a troca de energias já ficou para o passado, hoje o celular substitui a presença das pessoas. Essa é a dura realidade da vida moderna. O uso excessivo do aparelho é prejudicial a saúde, pode provocar stress e atrapalhar na concentração.
Outros problemas que o uso indevido do celular podem causar é a radiação, mas dizem os críticos que os efeitos só poderão ser percebidos no futuro. Por isso para evitar possíveis problemas, basta seguir alguns critérios como:
- Nunca durma com o celular de baixo do travesseiro
- Procure usar fone de ouvido com microfone ao se comunicar
- Não fale ao telefone quando estiver dentro do carro, a radiação aumenta
- Carregue o aparelho na bolsa, quanto mais longe do seu corpo estiver melhor.
- Procure a quem você gosta e de um grande abraço e fale pessoalmente, e você sentirá o quanto é gostoso esse contato.