Saque aniversário não caiu na conta: o que eu devo fazer?

Felipo Bellini 25/02/2022 Notícias

O saque aniversário foi criado em 2019 pelo Governo Federal para que as pessoas pudessem receber um valor respectivo por ano na data em que ela faz aniversário. E como sabemos, alguns problemas podem ocorrer no processo até que esteja em sua conta, e isso é muito mais comum do que imaginamos.

Como o processo integra hoje mais de 14 milhões de brasileiros que aceitaram receber dessa forma, alguns problemas podem ocorrer durante o recebimento do valor em seu aniversário. E para isso, nessa matéria vamos ajudar sobre o que fazer caso o dinheiro não caia em sua conta após a solicitação do saque.

O que é o saque aniversário do FGTS?

O saque aniversário do FGTS é uma modalidade criada para que as pessoas de forma involuntária, deseje fazer a retirada de um certo valor todos os anos no dia do seu aniversário. Ele pode ser bem vantajoso para quem quer um valor todos os anos, mas péssimo para aqueles que forem demitidos.

O que é o saque aniversário do FGTS

Fonte/Reprodução: original

Ao solicitar o saque aniversário, não existe a possibilidade de recebimento do valor total caso seja demitido, portanto, ele ficará retido naquela modalidade. Ele pode voltar ao formato normal, mas isso faz com que fique pelo menos dois anos sem receber se de fato for demitido. Então é muito importante escolher o formato que acredita ser melhor para o seu bolso.

Como funciona 

Todos os anos o governo informa que os pagamentos já estão pendentes conforme o dia do seu aniversário. Com a pandemia, o governo optou pelo recebimento direto do aplicativo do FGTS, então basta efetuar o cadastro no app e solicitar o valor para a sua conta bancária no mês do seu aniversário.

Como aderir

O processo para aderir à modalidade é bem simples e existem três formas, uma delas é no aplicativo do FGTS, onde tem a opção de solicitar o saque aniversário. Outras formas para se conseguir é através do site da Caixa ou pela agência do mesmo banco. O processo é bem simples e já começa a valer no próximo ano de recebimento.

O que fazer se o valor do saque aniversário do FGTS não cair na conta?

Muitas pessoas utilizam do aplicativo do FGTS para efetuar o saque do benefício, mas muitas vezes essa solicitação não cai na conta. Não se preocupe, pois o valor pode ser retirado no prazo máximo de até 3 meses consecutivos antes que pegue o ano de saque do mesmo.

E caso tenha tido esse problema em questão, é necessário ir até uma agência da Caixa e informar que não foi concluído o recebimento do seu direito. Se tudo estiver tudo corretamente, é possível que receba da forma correta rapidamente.

Veja o calendário do saque aniversário do FGTS 2022

Todos os anos o governo disponibiliza o calendário para informar os dias de pagamento de cada mês respectivo, e no ano de 2022 já foi divulgado. E assim que o dia chegar você já consegue efetuar o saque para a sua conta pelo aplicativo. Abaixo você tem o calendário atualizado do saque aniversário de 2022:

  • Janeiro – 3 de janeiro a 31 de março
  • Fevereiro – 1 de fevereiro a 29 de abril
  • Março – 2 de março a 31 de maio
  • Abril – 1 de abril a 30 de junho
  • Maio – 2 de maio a 29 de julho
  • Junho – 1 de junho a 31 de agosto
  • Julho – 1 de julho a 30 de setembro
  • Agosto – 1 de agosto a 31 de outubro
  • Setembro – 1 de setembro a 30 de novembro
  • Outubro –  3 de outubro a 30 de dezembro 
  • Novembro – 1 de novembro a 31 de janeiro de 2023
  • Dezembro – 1 de dezembro a 28 de fevereiro de 2023

O saque aniversário pode ser interessante para quem deseja receber uma certa quantia todos os anos. Mas deve-se sempre estar atento a norma que informa que não é possível receber o valor caso seja demitido de uma empresa se já solicitou o saque aniversário.

Outros artigos

Atriz Ida Gomes – Ida Szafran

13/03/2009

Atriz Ida Gomes – Ida Szafran

Ida Szafran, mais conhecida pelo público como Ida Gomes, nasceu em 25 de setembro de 1923 na Polônia, e faleceu no Rio de Janeiro no dia 22 de fevereiro de 2009....

Corridas De Kart Em SP Preços, Locais

28/01/2011

Corridas De Kart Em SP Preços, Locais

A procura de adrenalina para as suas férias? Então vale a pena participar de corridas nas pistas de kart. Esse esporte envolve pura adrenalina e proporciona bons...

Musas das Olimpíadas de Pequim 2008

12/08/2008

Musas das Olimpíadas de Pequim 2008

[caption id="attachment_2025" align="alignnone" width="208" caption="Modalidade: Salto com Vara"][/caption] Já falamos aqui das olimpíadas de Pequim 2008, e sem d...